Após o decreto que adiou a suspensão das aulas na rede municipal de ensino até o dia 31 de agosto, a Prefeitura de Curitiba trabalha com uma possível volta no dia 1° de setembro. Em entrevista à Banda B nesta terça-feira (28), porém, a secretária da Educação Maria Sílvia Bacila reforçou que a data depende de autorização das autoridades de Saúde.

Foto: SMCS

“Estamos juntos trabalhando com essa possibilidade. O Estado, assim como nós, tem um comitê para avaliar todos os protocolos, mas não há muito do que fazer de diferente com as normas sanitárias. Hoje conversei com o Dr. Clóvis Arns [presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia] e não há uma mágica. Nós não temos como fazer algo diferente das regras de ouro: que é o uso de máscara, distanciamento, higienização das mãos e álcool em gel”, explicou a secretária.

Outro ponto comum que a rede municipal deve ter com a rede estadual é o revezamento de alunos. Segundo Bacila, o tema ainda não foi discutido, mas provavelmente será semelhante ao proposto pelo Governo do Paraná e com apoio de representantes de pais.

TV Escola Curitiba

Uma definição, porém, mesmo com a volta às aulas, é a manutenção da TV Escola Curitiba, pelo menos até o fim do ano. Segundo a secretária municipal da Educação, é preciso dar uma opção aos pais que não queiram mandar os filhos para a escola. “Independentemente de a gente voltar no dia 1° de setembro, esse é um retorno que os pais vão ter que optar, uma vez que ainda não temos a vacina. É uma obrigação nossa dar a opção aos pais de voltar ou não, então a nossa opção será manter o canal aberto”, concluiu.

O TV Escola Curitiba disponibiliza videoaulas de matemática, língua portuguesa, robótica, geografia, educação física, arte, ciências, história, ensino religioso, práticas da educação integral, literatura, direitos humanos e família, programa Linhas do Conhecimento, Curitibinhas Poliglotas, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA). São 13h de programação diária. Para acessar, é só ligar a TV no canal 9.2 UHF da TV Paraná Turismo, 4.2 da Rede Massa em Curitiba, das 8h às 21h, ou assistir diretamente pelo computador, tablet ou celular.