Na próxima semana, de 10 a 15 de junho, a Prefeitura de Araucária realizará mais de 800 castrações gratuitas de cães e gatos no Parque Cachoeira. O atendimento ocorrerá apenas para os animais cadastrados via site da Prefeitura (CLIQUE AQUI) e confirmados via e-mail informado durante o cadastro. No total, o programa Castração Solidária atenderá a 3.200 animais de pessoas com renda de até três salários mínimos e também de protetoras de animais cadastradas junto à Prefeitura.

Apesar de ser um atendimento gratuito e para um grande número de animais, a equipe do programa tem enfrentado dificuldades porque muitos donos não estão aparecendo no dia e local agendados ou não estão seguindo as recomendações necessárias antes da cirurgia dos animais. Na última ação de castração (realizada no Thomaz Coelho), dos 120 atendimentos agendados em um dos dias, cerca de 50 donos simplesmente não compareceram. São casos de moradores que gostariam que o animal fosse buscado e devolvido em casa (ação não prevista no programa), pessoas que erram a data agendada ou que não seguem as orientações sobre o jejum do animal (procedimento necessário para a cirurgia).

Há também aqueles que alegam falta de tempo para acompanhar o animal no dia da cirurgia e para aguardar a liberação após a cirurgia bem como as orientações sobre a medicação fornecida gratuitamente. A Prefeitura ressalta a importância do comprometimento dos donos em seguir todas as orientações fornecidas anteriormente para que as cirurgias sejam realizadas.

Quem for chamado para levar o animal para a castração e sabe que não poderá ir no dia agendado deve avisar a equipe do programa pelo (41)3614-7480.

Cadastro – Os moradores interessados em castrar seu cão ou gato precisam fazer o cadastro via site da Prefeitura (www.araucaria.pr.gov.br – basta clicar no link de “Castração Solidária”). Podem ser castrados animais de 6 meses a 7 anos de idade. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) está oferecendo o suporte na sede da secretaria (Rua Ceará, nº 79 – Parque Cachoeira), das 8h30 às 11h30 para auxiliar as pessoas que não contam com acesso à internet para realizar o cadastro.

É necessário levar RG, CPF, comprovante de residência, Número de Identificação Social (NIS) e fornecer e-mail e número de telefone para contato. Essa documentação é a mesma solicitada para quem faz a solicitação online de casa, por exemplo. A pessoa que consta no cadastro precisa estar no dia agendado para assinar a autorização. Ela pode também designar alguém, por meio de procuração a ser feita previamente na sede da SMMA.

É importante destacar que haverá avaliação dos inscritos. O morador receberá e-mail de confirmação sobre a realização da castração. Durante a solicitação do serviço, o morador também tem acesso a um texto explicativo sobre cuidados e declara estar ciente de todos esses cuidados que deverá ter com o animal para a castração (pré e pós-cirurgia). As protetoras contam com um espaço no cadastro para declarar que são cadastradas junto à Prefeitura. Entre as vantagens da castração em cães e gatos estão: a redução da agressividade, o combate à superpopulação, a prevenção ao câncer e o aumento do tempo de vida.

(Foto: SMCS)

 


No tópico: RMC