Uber é o aplicativo mais popular (Reprodução)

 

A Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento deferiu o credenciamento de quatro empresas de transporte compartilhado que operam em Curitiba. Com isso, elas estão autorizadas a prestar o serviço, uma vez que cumprem os requisitos exigidos na nova regulamentação do setor, implementada em julho pela Prefeitura.

Estão autorizadas as empresas Uber, Cabify, 99 Pop e Ecodrivers. O deferimento foi publicado no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (20/9). Dessa forma, a partir de quinta-feira elas já devem passar a contabilizar os quilômetros rodados por seus veículos a fim de pagar o preço público estabelecido na lei, o que deverá ser feito até o quinto dia útil de cada mês.

Também começam a valer os prazos de 30 dias para os veículos serem identificados com um dístico (adesivo) identificador da empresa e de um ano para as frotas se adequarem ao emplacamento de seus veículos (que deve ser da capital).

O preço público cobrado decorre da utilização comercial intensiva da infraestrutura da cidade, que é impactada pelo aumento de trânsito, desgaste das vias, poluição atmosférica, entre outros. Esse impacto – tanto do uso comercial quanto dos veículos de passeio – é importante para o município definir suas políticas públicas e ações na área.

As informações prestadas no credenciamento têm validade de um ano.

O secretário Vitor Puppi destaca que a regulação traz mais segurança aos usuários e justiça na tributação de um serviço comercial que até então atuava de maneira informal.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Prefeitura credencia quatro empresas para atuar no transporte de passageiros

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.