Com criatividade e espetáculos inéditos a cidade mantém a tradição do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais e supera expectativas de público nesta edição 2020. Após um ano desafiador para todos, Curitiba reinventou os espetáculos de Natal mantendo os cuidados sanitários necessários. 

Os espetáculos drive-thru foram as grandes atrações e reuniram quase 350 mil pessoas com os “Caminhos de Luz” apresentado nos parques Barigui, Náutico e Passeio Público. O acesso do público foi possível por meios de agendamentos on-line  e devido a enorme procura o calendário de apresentações foi ampliado, com o encerramento nesta quarta-feira (30/12).

No Parque Barigui passaram pelo circuito 40.500 carros; no Náutico, 16.200; no Passeio Público, 7.800 veículos.

 

Natal de Luz encerra programação com público de quase 350 mil pessoas. Foto: Daniel Castellano/SMCS

 

No restaurante Madalosso aconteceram apresentações natalinas no formato drive-in que receberam 2.080 carros. O Auto-Condor, apresentado no mesmo sistema no Jardim Botânico, recebeu 840 carros.

As apresentações de luz e músicas no Jardim Botânico e no Parque Tanguá também atraíram um grande público, reunindo 42 mil pessoas no Tanguá e 14 mil pessoas no Botânico. Pelo Passeio Público, mais de 10 mil pessoas foram conferir as decorações e as sessões de cinema ao ar livre. Nesses locais havia controle de entrada, limitando o número de pessoas nos espaços, para evitar aglomerações.

Os números ainda são parciais e devem ser fechados na primeira semana de 2021. A cidade recebeu mais de 26 pontos de decorações natalinas, as árvores do Natal tiveram destaque e encantaram pela estrutura imponente toda iluminada ou com milhares de vasinhos de flores.

Com até 22 metros de altura, as enormes estruturas podem ser conferidas até o dia 6 de janeiro no Parque Barigui, Rua XV de Novembro, Passeio Público, Parque Náutico, Jardim Botânico, rotatória da Avenida Cândido de Abreu (Centro Cívico), Bosque Alemão, Parque Tanguá, Asilo São Vicente de Paulo, portal de Santa Felicidade, Mercado Municipal e Igreja do Perpétuo Socorro.

Todas as Ruas da Cidadania também receberam árvores de Natal, com alturas entre 6,5 metros e 15 metros, que ainda dividem a atenção com rosáceas de luz. No Bairro Novo, são duas árvores de 12 metros.

O portal do Natal  https://natal.curitiba.pr.gov.br/, lançado no dia 14 de novembro, também coleciona números grandiosos, com cerca de 3 milhões de visualizações, até o momento. Apesar da maioria dos acessos serem de moradores de Curitiba, um levantamento revela que nos primeiros lugares do ranking de acessos, estão as cidades de São José dos Pinhais, Colombo, São Paulo e Porto Alegre.

Parcerias

Como nos últimos três anos, Curitiba celebrou o Natal de 2020 com uma programação descentralizada, contemplando o Centro e os bairros, e com apoio de patrocinadores para várias das atrações, como Rede Condor (Caminho de Luz Parque Barigui e Passeio Público), Electrolux (Vila de Natal no Parque Tanguá), Consórcio Servopa (minicircuito a Vida é um Presente), Banco do Brasil (Casa do Pão de Mel do Bosque Alemão), Loterias Caixa e Governo Federal (Caminho de Luz Parque Náutico).

“Curitiba já se consolidou no roteiro nacional natalino e, mesmo durante a pandemia, mostra que uma cidade inteligente como é a nossa capital consegue recriar, através de parcerias público-privada, lindos cenários que retratam o nascimento de Jesus Cristo. E tudo pode ser apreciado com segurança”, destaca Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo.

Segundo Maria do Carmo Gonçalves da Rocha, superintendente de Rede Curitiba da Caixa Econômica Federal, o patrocínio do Natal de Curitiba 2020 pelas Loterias Caixa reforça a parceria do banco com a capital paranaense. “Nos sentimos honrados em contribuir para a realização de atrações acessíveis aos cidadãos curitibanos e que reforçam o espírito natalino das pessoas”, afirma.

O presidente da Rede Condor, Pedro Joanir Zonta, afirma que apoiar a programação de Natal de Curitiba é uma forma de minimizar a dor de 2020. “O Natal é uma data mágica e tem o poder de levar esperança e acalanto aos corações das pessoas, por isso, é fundamental manter a tradição, principalmente em um ano como este. Acredito que iluminar Curitiba é uma forma de ajudarmos a nossa população a renovar a fé e a buscar forças e motivação para superar as dificuldades enfrentadas neste ano”.

A Prefeitura promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2020 com o patrocínio das empresas Rede Condor, Electrolux, Banco do Brasil, Consórcio Servopa, Loterias Caixa e Governo Federal.

A decoração poderá ser vista até 6 de janeiro.