Mais 104 ônibus estão sendo integrados à frota do transporte coletivo de Curitiba. Com isso, sobe para 514 o número de veículos entregues desde 2017 e a Prefeitura de Curitiba supera em 28% a meta anunciada em 2017, que era de colocar 400 novos ônibus para rodar na cidade até 2020.

Foto: SMCS

“É com muita alegria que superamos nossa meta entregando ao todo 514 novos veículos desde 2017. Garantimos que a população possa se deslocar com ônibus mais novos, melhores e com mais tecnologia”, disse o prefeito Rafael Greca.

Os 514 novos ônibus representam uma renovação da frota operante da cidade de 40%. Dos 104 novos ônibus que estão entrando em linha, seis são biarticulados, 30 articulados, 20 tipo padron, 44 comum e 4 microespeciais. Do total, 23 são da marca Volvo – incluindo os seis biarticulados, os maiores da frota, com capacidade para 250 passageiros, 71 são Mercedes Benz e dez da marca Volkswagen.

Os novos veículos vão operar nas linhas Expresso, Linha Direta/Ligeirinho, Interbairros e Intercambiável (alimentadoras e convencionais).

“Curitiba é referência em BRT (Bus Rapid Transit, de canaletas exclusivas) para o mundo, com um modelo copiado para mais de 250 cidades e que custa mil vezes menos que o metrô”, disse o prefeito.

A capital possui 1.250 ônibus que transportam, em período normal, até 1,23 milhão de passageiros por dia. As linhas realizam, em média, 14,1 mil viagens por dia e percorrem mais de 273 mil quilômetros. São 254 linhas urbanas operadas por três consórcios.

Inovação

O sistema de transporte da capital passa por um período de inovação em todos os níveis, ressalta o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto. Entre as mudanças estão, além da renovação da frota, a redução do valor da passagem, em algumas linhas, fora de horários de pico, reformas nos terminais e implantação de programas de eficiência energética

“Trata-se da maior renovação de frota dos últimos anos, com veículos mais modernos e que trazem uma série de benefícios para os passageiros”, ressalta Maia Neto

Os novos veículos vêm com tecnologia embarcada, que oferece acessibilidade a pessoas idosas e também para pessoas com deficiência. Os veículos têm sinalização em Braille e sistema de comunicação verbal, por alto-falante, para orientar motoristas e passageiros.

Novas funcionalidades

Os ônibus também estão preparados para agregar novas funcionalidades, que serão implantadas no sistema de transporte coletivo nos próximos meses, entre elas

Biometria facial – reconhecimento da face para evitar fraudes na utilização dos cartões de estudantes e de isentos, como idosos e portadores de necessidades especiais;

Integração entre linhas – permitirá a troca de linhas de ônibus com o pagamento de apenas uma tarifa, sem a necessidade de estar em um terminal de integração;

Integração temporal – possibilitará a troca de linhas de ônibus com o pagamento de apenas uma tarifa, mas desde que realizada dentro de um período determinado;

Interoperabilidade entre sistemas metropolitanos – permitirá que usuários de outros sistemas metropolitanos possam utilizar apenas um cartão para o pagamento da tarifa;

Ampliação da tarifa mais barata – para um maior número de linhas e criação de tarifas mais baratas ou de valor diferenciado para determinados dias da semana e feriados ou para determinados trechos percorridos e/ou destinos;
Venda de créditos por aplicativos – para dar mais agilidade à utilização de aplicativos para celulares para a compra e recarga de créditos para o cartão-transporte;

Pagamento da tarifa com o celular -por aproximação do aparelho habilitado ao validador e com de créditos virtuais carregados no telefone;

Cartões de débito e de crédito para o pagamento da tarifa operação com cartões cipurse, que oferecem mais segurança, não havendo, entretanto, a necessidade da substituição imediata dos atuais cartões que estão em operação;

Gestão da frota – modernização de todo sistema e utilização de equipamentos mais avançados para um maior controle sobre o cumprimento dos horários.

Os ônibus

6 veículos do tipo Biarticulado, Volvo B340M, categoria Expresso (cor vermelha)
Capacidade de passageiros: 250
Câmeras: 8 internas + 1 de apoio ao condutor

9 veículos do tipo Articulado, M. Benz O500 MDA, categoria Expresso (cor vermelha)
Capacidade de passageiros: 180
Câmeras: 7 internas + 1 de apoio ao condutor

3 veículos do tipo Articulado, Volvo B340M, categoria Expresso (cor vermelha)
Capacidade de passageiros: 180
Câmeras: 7 internas + 1 de apoio ao condutor

6 veículos do tipo Articulado, M. Benz 0 500MA, categoria Linha Direta/”ligeirinho” (cor cinza)
Capacidade de passageiros:150
Câmeras: 6 internas + 1 de apoio ao condutor

7 veículos do tipo Padron, M. Benz 0 500M, categoria Linha Direta/”ligeirinho”, de 13 metros, (cor cinza)
Capacidade de passageiros: 95
Câmeras: 5 internas

9 veículos do tipo Padron, Volvo B 250R, categoria Linha Direta/’ligeirinho”, de 13 metros, cor cinza)
Capacidade de passageiros: 95
Câmeras: 5 internas

3 veículos do tipo Articulado, chassi M. Benz 0 500MA, categoria Interbairros (cor verde)
Capacidade de passageiros: 145
Câmeras: 6 internas + 2 de apoio ao condutor

9 veículos do tipo Articulado, chassi M. Benz 0 500MA, categoria Intercambiável (cor laranja);
Capacidade de passageiros: 145
Câmeras: 6 internas + 2 de apoio ao condutor

1 veículo do tipo Padron, M. Benz O500 M, categoria Interbairros, de 13 metros (cor verde)
Capacidade de passageiros: 95
Câmeras: 4 internas

3 veículos do tipo Padron, M. Benz O500 M, categoria Intercambiável, de 13 metros (cor laranja)
Capacidade de passageiros: 95
Câmeras: 4 internas

20 veículos do tipo Comum, M. Benz OF1721, categoria Intercambiável (cor laranja, de 12 metros)
Capacidade de passageiros: 90
Câmeras: 3 internas

9 veículos do tipo Comum, M. Benz OF1721L, categoria Intercambiável (cor laranja, de 12 metros)
Capacidade de passageiros: 90
Câmeras: 4 internas

10 veículos do tipo Comum, VW 17260 OD, categoria Intercambiável (cor laranja, de 12 metros)
Capacidade de passageiros: 90
Câmeras: 4 internas

5 veículos do tipo Comum, Volvo B270 F, categoria Intercambiável (cor laranja, de 12 metros)
Capacidade de passageiros: 90
Câmeras: 4 internas

4 veículos do tipo Microespecial (motor dianteiro, de 9,60 metros de comprimento), Mercedes Benz OF1519, categoria Intercambiável (cor laranja, de 9,60 metros)
Capacidade de passageiros: 65
Câmeras: 3 internas

Todos com Motorização EURO V/PROCONVE P7

Outros equipamentos: 2 espaços para cadeirantes, sistema de monitoramento por câmeras, sinais sonoros e visual de fechamento das portas, plaqueta com o prefixo do ônibus em Braille, mensagem de voz na solicitação de parada do cadeirante, 20% de bancos destinados às pessoas com deficiência, iluminação interna em LED.