O Fórum Metropolitano de Saúde realizou uma reunião virtual, na tarde desta segunda-feira (3), organizado pela Assomec (Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba), na qual decidiu que os municípios da região vão prorrogar por mais 7 dias os decretos que estabelecem restrições para funcionamento de atividades e serviços. A diferença é que desta vez os documentos trarão uma flexibilização no funcionamento do comércio no sábado (8), já que no próximo domingo (9) será comemorado o Dia dos Pais.

Foto: Reprodução/Facebook Prefeitura de Fazenda Rio Grande

O presidente da Assomec e prefeito de Fazenda Rio Grande, Márcio Wozniack, afirma que a flexibilização vale apenas para este sábado e que na segunda (10) uma nova reunião de prefeitos será realizada. “Esse decreto é para esse final de semana e na segunda ele vence. Então, os prefeitos voltam a se reunir e discutem a próxima semana. As regras de funcionamento para os dias de semana continuam valendo, porém no domingo os estabelecimentos devem continuar fechados”, revelou.

Wozniack adiantou ainda a possibilidade de alguns restaurantes poderem funcionar em alguns municípios no domingo por conta da data comemorativa. “Há a possibilidade de alguns restaurantes em algumas cidades da Região Metropolitana de Curitiba funcionaram por ser o Dia dos Pais. Em Fazenda Rio Grande, eles vão permanecer fechados, mas alguns prefeitos pediram essa autonomia para decidir sobre o setor neste domingo especificamente”, explicou o presidente da Assomec.

Curitiba

A Prefeitura de Curitiba prorrogou até a próxima segunda-feira (10) as medidas do Decreto nº 940, que estabeleceu restrições para funcionamento de atividades e serviços. A capital se encontra, desde 13 de junho, na bandeira laranja, de risco médio na pandemia do novo coronavírus.

As restrições prosseguem mais acentuadas nos fins de semana e para os ramos com maior potencial de contaminação. O Decreto 990 prorroga a validade do documento anterior e traz duas alterações com relação ao horário de funcionamento do comércio. Shopping centers passam a poder funcionar até as 22 horas, e o comércio de rua até as 20 horas.

Essa alteração foi feita para diluir o fluxo de pessoas nesses estabelecimentos, na medida em que se observou nas duas últimas semanas um aumento do movimento no começo da noite nesses locais – que estavam autorizados a funcionar até as 20h e 18h, respectivamente.

As medidas passam a valer a partir desta terça-feira (4).