A Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec) reelegeu, nesta terça-feira (8), o prefeito de Fazenda Rio Grande, Marcio Wosniak, para mais um mandato de dois anos como presidente. O ato aconteceu durante uma assembleia onde estavam presentes a maioria dos gestores dos 29 municípios que compõem a RMC.

À Banda B, Wosniak afirmou que pretende continuar o bom trabalho da Assomec, contribuindo com o crescimento da região. “Analisando a retrospectiva, nós podemos dizer que realizamos mais de 20 reuniões importantes, algumas com a presença do governador Beto Richa e da governadora Cida Borghetti. Foram encontros que alertaram os governantes maiores para o real problema das nossas cidades. Elas se transformam muito rápido e precisam de atenção”, comentou.

O presidente do Pró-Metrópole, iniciativa que promove a integração entre os municípios da RMC e o setor privado, Hélio Bampi, também esteve presente na assembleia. Segundo ele, a parceria com a Associação é essencial para o desenvolvimento da região metropolitana de Curitiba.

“O Pró-Metrópole é um parceiro fundamental porque une as iniciativas privada e pública por meio de um comitê gestor, da qual a Assomec faz parte. Nós temos como objetivo analisar as vocações regionais e promover o desenvolvimento econômico. Com isso, vem investimento, que gera emprego e, consequentemente, distribuição de renda”, afirmou Bampi.

Para a prefeita de Colombo, Beti Pavin, que faz parte do Consórcio Intermunicipal de Saúde da RMC, declarou que os planos na área de saúde devem ser alavancados com o auxílio da Associação. “Nós estamos com várias programações nesse sentido, para atender os quase R$ 2 milhões de habitantes da região metropolitana, com o apoio do governo do estado e do SUS [Sistema Único de Saúde]. As necessidades dos municípios são as mesmas, então não há nada melhor do que estarmos juntos”.

O presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), Gilson Santos, também falou sobre a importância dos trabalhos em conjunto. “Óbvio que o nosso compromisso é caminhar em parceria com a Associação. Como o órgão mais próximo da RMC, a Comec tem o dever de participar dessa união”, finalizou.