A prefeita de Pinhais, Marli Paulino, ao lado da secretária municipal de Saúde, Adriane da Silva Jorge Carvalho, visitou, nesta terça-feira, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade para acompanhar os trabalhos realizados no local para o combate ao coronavírus. Na oportunidade, a prefeita parabenizou e agradeceu o empenho da equipe da Unidade que está à frente no combate ao vírus. Ainda, anunciou a contratação de mais profissionais da saúde para o atendimento emergencial.

(Foto: Divulgação)

 

Desde que a Pandemia da Covid-19 foi decretada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a administração de Pinhais vem seguindo as recomendações do Ministério da Saúde e do Governo do Estado. Além de diversos decretos os quais seguem as orientações dos órgãos de saúde, como a suspensão de aulas e algumas atividades a fim de evitar a propagação do vírus e acarretar em sobrecarga no sistema de saúde, a Prefeitura toma ações preventivas no seu sistema de saúde.

Entre outras ações preventivas tomada pela Prefeitura está a contratação direta emergencial, nos termos da Lei Federal 1379, que é a legislação específica para situações a respeito do Coronavírus, de 10 médicos e 10 enfermeiros, o que representa equipes fixas para cada uma das Unidades de Saúde da Família (USF). Além disso, estão previstas contratações eventuais, por demanda, em caso de afastamento de profissionais que já atuam pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), como médicos generalistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

(Foto: Divulgação)

 

“O mundo inteiro passa por um momento difícil com a pandemia do Coronavírus. Por isso, tivemos que tomar medidas mais duras e que até o momento ajudaram para que o vírus não se espalhasse de maneira descontrolada. Estamos contratando mais equipes de saúde para atender a população. Nossa equipe está preocupada e estudando uma possível retomada das atividades econômicas, mas em primeiro lugar, estamos pensando em salvar vidas. Continuamos nesta batalha e seguindo as recomendações do Ministério da Saúde e do Governo do Estado”, destacou a prefeita.

A secretária de Saúde explica que está sendo realizado o monitoramento dos casos, “as equipes estão organizadas e toda a Secretaria está preparada para o enfrentamento ao coronavírus”. Adriane, assim como a prefeita Marli, aproveitaram para também agradecer a toda a equipe da Prefeitura que não está medindo esforços no enfrentamento a pandemia, em especial aos servidores da Saúde, que como a equipe da Upa, trabalham diretamente no combate ao vírus em Pinhais.

As autoridades lembram ainda que, uma das ações que traz significativo resultado positivo na não proliferação do vírus, e que pode ser adotada por grande parte da população, está em ficar em casa. “Sabemos que no momento é muito difícil, mas agora é hora de cuidarmos da vida”, acrescentou a prefeita. Mesmo com o crescente número de casos no Paraná, a eficiência da ação das pessoas ficarem em casa está comprovada em várias partes do mundo. Lugares que adotaram esta medida têm menos propagação do vírus do que os países que tardaram para adotar essa medida.