Diversos motociclistas de Curitiba foram abordados por equipes da Polícia Militar (PM) e do Batalhão de Polícia de Trânsito (BpTran) devido a uma campanha de conscientização da Semana Nacional do Trânsito (SNT), comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. A ação, que ocorreu na tarde desta terça-feira (22), em frente ao Jardim Botânico, disponibilizou 80 antenas ‘corta-fio’ aos motoristas para prevenção de acidentes que envolvem linhas com cerol (produto cortante – muito – usado em pipas).

 

Ação da Polícia Militar e do Batalhão de Polícia de Trânsito em frente a entrada do Jardim Botânico, em Curitiba. Foto: Marcelo Borges/Banda B

 

Segundo a PM, além da entrega dos objetos de segurança, os motociclistas receberam diversas orientações sobre os cuidados necessários para manter uma condução segura no trânsito. O capitão Márcio, comandante da 2ª companhia do Companhia de Trânsito (Cotamotran), revelou que 10% da frota de Curitiba é composta por motos e, diariamente, fica espantado com a quantidade de acidentes com vítimas envolvendo os motociclistas.

“Em 50% dos acidentes com vítimas na capital, nós temos algum motociclista envolvido. Então, nossas ações preventivas, de fiscalização e educação no trânsito também devem ser voltadas ao motociclista”, pontuou à Banda B.

 

As antenas entregues pelos policiais. Foto: Marcelo Borges/Banda B

 

O dado é reforçado pela advogada Ana Lúcia. Em entrevista à Banda B, a advogada, que é do estado de São Paulo e está de passagem por Curitiba, revelou uma situação trágica na própria família. Por isto, ela ressaltou a importância e comemorou a ação de conscientização feita pelos policiais.

“Eu perdi um primo que sofreu um acidente de moto por conta do cerol na linha da pipa. Naquele dia, ele estava saindo do trabalho quando, infelizmente, aconteceu a fatalidade. Então, eu acho muito importante a população ser conscientizada porque realmente é muito perigoso esta questão do cerol”, destacou.

 

Motociclista recebe a antena. Foto: Marcelo Borges/Banda B

Objetivo

A SNT tem como lema “Perceba o risco. Proteja a vida”. Diante do conceito empregado na frase, o capitão Márcio mais uma vez relembrou a necessidade da segurança no trânsito.

“Hoje, nós estamos parando o motociclista e conversando com ele. Estamos alertando sobre a necessidade de uma condução mais segura e ofertando este “corta-fio” para que seja instalado na moto, seja dele ou na de algum amigo. Estas orientações, ao serem materializadas, o motociclista olha e relembra que ‘há alguma coisa que deve ser prevenida’. E isto, também é importante para o BPTran que tem trabalhado, diariamente, no trânsito da capital”, concluiu à Banda B.

 

Policia passa orientações ao motociclista. Foto: Marcelo Borges/Banda B

 

Vídeo

O repórter Marcelo Borges esteve no local e fez imagens da ação de conscientização em frente ao Jardim Botânico, em Curitiba. Assista: