A partir do dia 25, os moradores dos residenciais Aroeira e Imbuia poderão fazer compras nos Armazéns da Família e Sacolão, além de utilizar os serviços da Rua da Cidadania do Boa Vista, pagando apenas uma passagem no trajeto. Na imagem Angelica Godoy Egea – Foto: Daniel Castellano / SMCS

 

Passageiros da linha expressa Santa Cândida/Capão Raso podem usar os serviços da Rua da Cidadania Boa Vista e retornar para o ônibus sem pagar nova tarifa. A integração temporal feita pela Urbanização de Curitiba S/A (Urbs) foi uma determinação do prefeito Rafael Greca e será lançada nesta sexta-feira (25), às 11h, na Rua da Cidadania do Boa Vista.

Com a integração, o passageiro passa o cartão-transporte nos validadores instalados na estação-tubo Fernando de Noronha, nos dois sentidos, e segue para usar os serviços da Rua da Cidadania, onde fica o Sacolão e o Armazém da Família. Ele não precisa pagar nova passagem para voltar ao ônibus. “É um compromisso que está sendo cumprido para beneficiar curitibanos que mais necessitam”, disse Greca.

Ao sair do ônibus, o passageiro deve validar o cartão na estação-tubo, seguir para a Rua da Cidadania e novamente validar o cartão no equipamento que fica em frente ao posto de atendimento da Urbs.

Quando fizer essa última validação, o passageiro tem duas horas para usar os serviços da Rua da Cidadania ou do Armazém da Família, que fica a menos de 20 metros, antes de voltar para a estação-tubo e validar novamente o cartão.

A integração temporal entre transporte público e Ruas da Cidadania já funciona no Pinheirinho, Carmo, em Santa Felicidade, no Cajuru, Fazendinha, Tatuquara e Capão Raso com o Shopping Popular.

A implantação da integração temporal com as Ruas da Cidadania também é um incentivo para que o passageiro faça o cartão-transporte. O uso do cartão é uma das principais ferramentas para ampliar a segurança do sistema, uma vez que reduz o volume de dinheiro em espécie nos ônibus, terminais e estações-tubo.

Cerca de 62% das passagens são pagas com cartão-transporte, que é emitido gratuitamente (1ª via) nos postos de atendimento da Rodoviária e nas Ruas da Cidadania. O cartão é feito na hora, basta apresentar documento de identidade com foto e CPF e informar o endereço.

Para fazer o cartão da Urbs não é preciso morar em Curitiba. Até mesmo estrangeiros ou moradores de outros estados podem fazer o cartão-transporte da Urbs sem custo.

Como funciona a integração com a Rua da Cidadania Boa Vista

– Para ter direito à integração temporal entre estação-tubo e Rua da Cidadania é preciso ter o cartão-transporte emitido pela Urbs.

– Passe o cartão-transporte no validador na saída da estação-tubo.

– Vá ao validador da Urbs na Rua da Cidadania do Boa Vista e passe novamente o cartão. A pessoa tem dez minutos para fazer isso a partir do momento que saiu da estação-tubo.

– Após a validação, o usuário tem um período de duas horas, sem pagar outra passagem, para fazer as compras no Armazém, no Sacolão ou usufruir os serviços da Rua da Cidadania.

– Para entrar novamente na estação-tubo, passe o cartão novamente no validador.