O descumprimento do isolamento social de um paciente é apontado pela Prefeitura de Guaraqueçaba, no Litoral do Paraná, como principal motivo do aumento de casos de Covid-19 na cidade. De 19 de outubro a 10 de novembro, a Secretaria Municipal da Saúde havia registrado apenas quatro novos casos da doença. O boletim divulgado nesta quarta-feira (18), porém, confirmou 16 novas infecções em apenas uma semana.

Foto: Arnaldo Alves / ANPr.

De acordo com a administração municipal, os números confirmam a transmissão comunitária no município de 7,5 mil habitantes.

“O fato ocorreu devido a um caso confirmado ter desobedecido as normas impostas pela vigilância em Saúde, descumprindo o isolamento social, agravando a situação e contaminando idosos, jovens e adultos que, por sua vez já transmitiram para seus familiares”, disse a prefeitura.

Assim, a Secretaria Municipal da Saúde convocou moradores que estiveram na Pousada dos Pinheiros, Canoa Quebrada e encontro de jovens no deck do Mercado Municipal, entre os dias 6 e 14 de novembro, para a realização de exames.

Desde o início da pandemia, Guaraqueçaba confirmou 81 casos e quatro mortes pela doença.