Comec entrega novos ônibus Multimodal para Colombo (Foto: Maurilio Cheli)

 

A Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) e a Viação Santo Ângelo, de Colombo, acabam de lançar um projeto-piloto para utilização de um novo modelo de ônibus multimodal, um veículo capaz de operar linhas comuns, aquelas com embarque convencional pelo lado direito dos ônibus, e ainda as linhas tipo Ligeirinho, com embarque em estações-tubo ou plataformas nos terminais.

A inovação permitirá que o ônibus atenda quase todas as linhas da Rede de Transporte, reduzindo a frota reserva de ônibus e, consequentemente, o custo da operação, visto que a frota reserva também é considerada no cálculo tarifário.

Além dessa redução de custos, a medida vai permitir que no futuro seja estudada a implementação de linhas multimodais, ou seja, que durante seu trajeto possuam os dois modelos de embarque. Esta possibilidade é vista por especialistas como uma melhoria significativa, trazendo mais agilidade para o sistema.

Segundo o presidente da Comec, Gilson Santos, é uma obrigação dos gestores públicos buscar continuamente por melhorias, tornar o sistema cada vez mais eficiente e efetivo. “Este projeto é prova do nosso esforço neste sentido e uma questão de respeito com o cidadão e de compromisso com as futuras gerações”.

Além desta inovação os novos modelos são equipados com suspensão a ar, que visam proporcionar maior conforto aos usuários durante as viagens; elevador para pessoas com deficiência; itinerários digitais para fácil identificação do atendimento e catraca com braço móvel, recurso que permitirá a utilização de todo o salão dos veículos quando estiverem atendendo linhas de ligação direta, tipo ligeirinho.