“Por sorte ninguém estava na parte de cima, mas se algum passageiro estivesse ali certamente teria corrido risco”.

A frase é do empresário Felipe Petterle, morador do Mercês, em Curitiba, em razão de um incidente ocorrido na noite deste domingo (28), na Rua Júlia Wanderley, próximo à Avenida Manoel Ribas. Um ônibus da Linha Turismo enroscou a parte de cima em galhos de árvores e, “por sorte”, ninguém ficou ferido. O termo “por sorte”, utilizado por vários moradores do local, é pelo fato de, normalmente, durante o passeio, passageiros ficarem nesta parte, que é descoberta.

Ônibus da Linha Turismo enroscou nos galhos da Rua Júlia Wanderley – Foto: Colaboração Banda B

O ônibus estava recolhendo para a garagem, por volta das 20 horas, no momento em que enroscou nos galhos, por isso estava sem passageiros.

Toda a região ficou sem energia elétrica porque fios foram arrancados.

Protesto

O morador Felipe Petterle disse que perdeu a conta de quantas vezes solicitou ao fone 156, da prefeitura de Curitiba, para que podas fossem feitas nas árvores da rua.

“Nos últimos três anos foram vários pedidos e sempre dizem que vão encaminhar para a Secretaria do Meio Ambiente avaliar, mas nada acontece. Hoje, este ônibus estava vazio, mas e se passageiros estivessem ali? Já imaginou o risco?”, lamentou o morador.

Outro lado

A Banda B procurou a assessoria da prefeitura de Curitiba, que divulgou uma nota explicando que a equipe que realiza a poda estava aguardando a programação da Copel para realizar o trabalho, já que a rua possui fios de alta tensão. Como o ônibus tem a altura superior aos demais veículos, ao passar pela via, aconteceu esse incidente. Confira a nota na íntegra:

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente faz vistorias constantes para promover trabalhos preventivos de poda de manutenção para evitar acidentes como os de galhos projetados para vias. Este, em específico, aguardava programação junto à Copel, uma vez que há fios de alta tensão. O caso, porém, foi fortuito, uma vez que o motorista do veículo que tem altura superior aos demais não passa, em geral, pela pista da direita. Ele teria sido fechado, o que causou o incidente.