O secretário estadual da saúde, Beto Preto, disse na manhã desta segunda-feira (3) que as novas doses recebidas pelo Paraná vão atender prioritariamente à gestantes e a população com comorbidades.

Doses da Pfizer que chegaram no Paraná. Foto: Djalma Malaquias/ Banda B

A afirmação aconteceu durante a chegada de 32.760 doses de vacinas da farmacêutica norte-americana Pfizer, produzida em parceria com a empresa de biotecnologia alemã BioNtech, e 391.500 doses da Covishield, da Universidade de Oxford/AstraZeneca/Fiocruz, no Aeroporto Afonso Pena.

Ao todo, 424.260 imunizantes dembarcaram em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

“O esquema vacinal do coronavirus tem de ser cumprido: uma dose é importante. mas a segunda dose é fundamental. Agora vamos priorizar as grávidas e pessoas com comorbidades como: síndrome de down, cardiopatias graves. grávidas, bronquites, diabetes e câncer”, enumerou.

O secretário afirmou que o estado tem a capacidade de vacinar 150 mil pessoas por dia, mas quem compra a vacina é o Ministério da Saúde. “Quem compra a vacina é governo federal, talvez seja o detalhe desse processo todo”, lembrou Beto Preto, ao falar sobre a velocidade da vacinação no estado.


A distribuição

As novas vacinas serão encaminhadas para o Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), onde serão separadas para distribuição às 22 Regionais de Saúde.

Devido às suas especificidades técnicas e exigências de armazenamento – que demandam temperaturas muito baixas – as vacinas da Pfizer ficarão em Curitiba, seguindo orientação da Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.

As vacinas da AstraZeneca/Fiocruz darão início à imunização das pessoas com comorbidade, gestantes, puérperas e pessoas com deficiência permanente, grupos preferenciais dentro dos planos nacional e estadual de vacinação. As doses da Coronavac/Butantan têm como foco profissionais da saúde, profissionais da segurança pública e salvamento (além das Forças Armadas).

Vídeo mostra a chegada da vacina

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Novas vacinas recebidas hoje pelo Paraná vão priorizar gestantes e pessoas com comorbidade

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.