Nos primeiros dias de operação em Fazenda Rio Grande, região metropolitana de Curitiba, a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) já viveu um momento de emoção. Médico, enfermeira e socorrista ajudaram no transporte após o parto de uma menina na manhã desta sexta-feira na vizinha cidade de Mandirituba.

Trabalho de parto aconteceu na cidade de Mandirituba (Foto: Colaboração)

A equipe foi acionada com urgência para uma clínica de Mandirituba, onde acontecia um trabalho de parto. “Quando nossa equipe chegou, havia um médico dando apoio e a mãe estava já em trabalho de parto. Os médicos acharam melhor manter o parto no local, sendo feito com todo o cuidado. No local foi realizado o parto e deu tudo certo”, contou à Banda B a enfermeira Iara Priscila Braga da Silva, do SAMU.

Novidade

A base do SAMU em Fazenda Rio Grande foi inaugurada nesta semana com o apoio do COMESP (Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná). O coordenador do Samu de Fazenda Rio Grande, Luiz Michelino, destacou que a novidade é muito importante para a região. “Já nos primeiros dias ajudamos com este parto em Mandirituba, veja a diferença que faz nestes cuidados de emergência. Isso vem para agregar ainda mais no serviço do SAMU”, pontuou.

O prefeito de Fazenda Rio Grande, Márcio Wozniack, destacou que Fazenda Rio Grande se fortalece cada vez mais como um grande polo no Sul da região metropolitana. “Mais um equipamento e uma grande conquista para Fazenda Rio Grande, que precisa ser referenciada. A base será aqui, mas atenderá todos os municípios. Com certeza vidas serão salvas por essa agilidade”, disse o prefeito.

Prefeito Wozniack, presidente do COMESP, Beti Pavin, e equipe do Samu durante a inauguração da base em Fazenda Rio Grande (Foto: Divulgação)