Após a atuação do ciclone ‘bomba’, o frio chegou com força em diversas regiões do Sul do país. A cidade de Palmas, no sul do Paraná registrou a primeira queda de neve em 2020. Um vídeo (veja abaixo) que está circulando nas redes sociais, mostra a precipitação de flocos finos na região. As imagens são de autoria do Instituto de Desenvolvimento Rural IAPAR – Emater de Palmas. O Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) confirmou que o vídeo foi realizado por volta das 20h da noite desta quarta-feira (01).

Segundo o Simepar, além da queda de neve relatada no vídeo, outro fenômeno meteorológico pode ter ocorrido em Palmas: a chuva congelante, que ocorre quando a temperatura do ar, fora da nuvem, é positiva. Neste caso, a neve que precipita entre a base da nuvem e a superfície encontra temperaturas positivas. Porém, como a superfície terrestre (relva) pode estar abaixo de 0 °C, são formados os flocos de neve.

Temperatura

Na hora do vídeo, a cidade de Palmas registrou uma temperatura de 2,7 °C. A umidade do ar estava em 100 %. No entanto, não havia registro de chuva na cidade.

Vídeo

Matérias relacionadas