A contaminação pelo novo coronavírus no trabalho pode acontecer, especialmente por falta de cuidados básicos de prevenção: use máscara, mantenha ambientes arejados, evite aglomerações e lave frequentemente as mãos com água e sabão ou com álcool em gel.

Neste momento em que vivemos uma alta de casos de covid-19, todos precisam fazer a sua parte para controlar a disseminação do vírus. A covid-19 mata! E qualquer pessoa pode ser contaminada, por isso não dá para descuidar. Muitos casos de contaminação acontecem no ambiente de trabalho pela falta de cuidados: na hora do cafezinho ou de reuniões presenciais. A Prefeitura de Curitiba lembra de alguns pequenos cuidados que podem salvar vidas.

Ambiente de trabalho

A contaminação pelo novo coronavírus no trabalho é frequente. Como trata-se de uma infecção respiratória, o vírus da covid-19 é transmitido de pessoa para pessoa através de secreções contaminadas espalhadas pela tosse, espirro, fala. O contato com objetos e superfícies contaminadas também é uma forma de transmissão.

Por isso, além de uso constante de máscara, a higienização dos ambientes, lavagem frequente das mãos ou com álcool em gel 70% são medidas fundamentais de segurança. Também é importante deixar o ambiente arejado, de preferência com ventilação natural, abrindo portas e janelas. A Prefeitura de Curitiba ainda alerta que podem ocorrer casos de contaminação nas áreas comuns, como no refeitório, devido ao grande número de pessoas ao mesmo tempo no ambiente sem as devidas proteções.

Use máscara

A covid-19, doença causada pelo coronavírus SARS-Cov-2, é transmitida principalmente por pequenas gotículas que contêm o vírus e são expelidas por pessoas infectadas. Elas entram em contato com as nossas vias aéreas e podem se multiplicar no nosso corpo. Portanto, o uso de máscaras é fundamental. A máscara é uma barreira para a entrada do vírus e ajuda a proteger tanto você quanto as pessoas a seu redor.

Higienize suas mãos

As mãos podem conduzir o vírus para dentro do nosso corpo. Por isso é importante higienizá-las constantemente ao tocar em objetos e/ou ambientes compartilhados, que podem estar contaminados. Lave as mãos com água e sabão, entre os dedos e punhos, por pelo menos 40 segundos. O uso do álcool em gel 70% também é recomendado, quando não for possível a higienização com água e sabão.

Ambientes arejados

A ventilação natural ajuda na prevenção do coronavírus. A renovação do ar diminui a presença do vírus no ambiente. Lugares fechados são focos de contaminação.

Evite aglomerações

Para reduzir as chances de transmissão da covid-19, evite ficar perto de um grande número de pessoas. Em ambiente fechados com muitas pessoas, basta um estar contaminado para transmitir o vírus a outras dezenas. Evitar aglomerações é fundamental.

Fique a quatro passos dos outros

Além do uso de máscara, é importante manter uma distância de quatro passos dos outros em uma fila de mercado, por exemplo. O distanciamento social garante que as gotículas não cheguem até você e vale também o contrário.

 

(Foto: Divulgação)