Primeiro dia do Mutirão na Regional Portão nesta quinta-feira –  Foto:Valdecir Galor/SMCS

Gente de cabelo em pé, cover do Elvis Presley, jogos educativos para garotada e a oferta de dezenas de serviços públicos gratuitos. Nesta quinta-feira (22), estas atividades marcaram o primeiro dia do Mutirão da Cidadania na Regional Portão/Fazendinha, realizado pela Prefeitura de Curitiba e o Governo do Estado.

Nesta sexta (23) e sábado (24), a população dos bairros Água Verde, Portão, Vila Izabel, Santa Quitéria, Guaíra, Parolin, Seminário e Fazendinha, que formam a Regional, ainda poderá usufruir de serviços como encaminhamentos para vagas de emprego e Carteira de Identidade, cadastramento de estudantes para a rede pública de ensino, realização de cadastro único em programas sociais. Também serão feitos atendimentos na área da saúde com testes rápidos de sífilis, HIV e hepatites B e C.

“Eu considero ótima a aceitação do mutirão pela população. Isso mostra que a parceria entre Prefeitura e Governo do Estado está cada vez mais consolidada. É muito importante esta oferta de serviços públicos de forma gratuita e perto de casa”, disse o vice-prefeito e secretário de municipal Obras Públicas, Eduardo Pimentel. Ele percorreu os quiosques na tarde desta quinta-feira ao lado do secretário estadual de Assuntos Estratégicos, Edgar Bueno.

Cabelos em pé

O estande do planetário foi um dos mais procurados, principalmente pelos estudantes. A grande atração era o Gerador de Van der Graaff, uma máquina eletrostrática que faz os cabelos arrepiarem. “Este experimento é uma mistura de ciência e lazer que diverte as pessoas”, disse Anísio Lasievicz, diretor do Parque da Ciência.

A menina Ana Clara Bastos, estudante do 4° ano do Colégio Atuação, gostou da experiência de ver os cabelos em pé. “Muito legal”, resumiu.

Além do gerador, os estudantes se divertiram na sessão de vídeo que explica a composição astronômica do céu de Curitiba.

Identidade e emprego

Um dos serviços mais procurados pela população foi o da confecção da Carteira de Identidade. “Chegamos às 6h e organizamos o pessoal que estava na fila para fazer o RG. Até às 12h já tínhamos atendido 200 pessoas”, explicou Aquino Silva, coordenador de Assuntos Comunitários da Regional Portão.

Foram distribuídas 410 senhas para Carteira de Identidade. Na sexta, serão distribuídas mais 400 senhas e no sábado serão 300 senhas.

A busca por um emprego também mobilizou a atenção de muita gente que passou pela Regional Portão. “As pessoas estão procurando qualquer tipo de ocupação. Foram distribuídas 150 senhas hoje (22)”, contou Rafael Santos, gerente da Agência do Trabalhador de Curitiba.

Foram disponibilizadas 140 vagas de emprego para bairros próximos à região e também na cidade de Araucária. A maior parte das vagas era para atendente de telemarketing e vendedor externo. “Estamos tendo dificuldade para preencher vaga de desenhista/projetista. Temos dez vagas para esta profissão”, ressaltou Rafael.