Motoristas de aplicativo de Curitiba e região metropolitana se mobilizaram, nesta quarta-feira (1), para doar sangue para um colega que foi esfaqueado. A vítima está internada em estado grave no Hospital do Trabalhador e os colegas atenderam a um apelo da família. Segundo eles, porém, a doação não aconteceu, já que a unidade estava fechada. Devido à pandemia do Covid-19, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) tem atendido doadores apenas com agendamento prévio.

Em entrevista à Banda B, o motorista Adriano Orosco, explicou que esta categoria atua individualmente, mas é muito unida. “Os motoristas hoje atuam em grupos e as informações se multiplicam por grupos. O áudio da família hoje circula entre em grupos com mais de 200 pessoas e, como sabemos que são mais de 30 mil motoristas cadastrados, conseguimos mobilizar essa campanha”, comentou.

Divulgação AEN

Orosco lamentou a falta de informações repassada pelo Hemepar no local. “Não nos foi passado nenhuma informação sobre os motivos”, lamentou.

Questionada pela reportagem, a diretora do Hemepar, Liana Labres de Souza, esclareceu que os atendimentos, atualmente são todos agendados. “Nós estamos trabalhando com o agendamento de horários, já que o objetivo é evitar o acúmulo de pessoas aqui dentro. No entanto, estamos liberando 50 senhas no período da manhã e 50 no período da tarde. Temos uma média de atendimentos ao dia para que possamos atender com qualidade, a demanda passada pelos 42 hospitais ligados ao Hemepar em Curitiba e Região Metropolitana”, explicou.

Liana aproveitou para também fazer um pedido aos motoristas de aplicativos a respeito do colega deles internado no Hospital do Trabalhador.

“Que eles venham nos outros dias. O paciente irá precisar de sangue, todos os dias. Nós temos um estoque que está sendo utilizado para o motorista. Não está havendo falta de sangue. No entanto, o estoque tem um prazo de validade e o doador tem um período de recuperação de, no mínimo, cinco dias. Se todos vierem hoje, o paciente vai precisar do sangue mais vezes. Portanto, peço para que os colegas venham de forma espaçada, todos os dias. Só assim, é garantia de que o estoque será renovado”, finalizou.

As pessoas, e os motoristas, podem agendar a doação de sangue pelo site do Paraná Digital, para isto, clique aqui.