Uma edição de imagens nas obras de pavimentação asfáltica de Mandirituba, na região metropolitana de Curitiba, viralizou nesta terça-feira (8). As fotos, que foram postadas no facebook, mostram a conclusão da pavimentação em ruas da Vila Brasília, mas os retoques feitos digitalmente não foram perdoados pelos internautas. Após a publicação, porém, a Prefeitura de Mandirituba divulgou as imagens sem as mudanças e mostrou que o objetivo da edição foi o de limpar a areia que ficou por cima da via.

Imediatamente após a publicação das imagens, dezenas de memes foram criados nos comentários, brincando justamente com as alterações. Algumas mostram, por exemplo, o meme mais famoso da Copa de 2018: com o craque Neymar rolando na via. Outra brinca com uma famosa foto do atacante Gabriel Jesus, que pinta a rua de casa para a Copa de 2014. Os Beatles também são citados em outro meme e aparecem caminhando, como na capa do disco Abbey Road.

Com a publicação das imagens, centenas de pessoas passaram até mesmo a duvidar da obra, mas a Prefeitura de Mandirituba afirmou que as obras estão em fase de finalização e enviou as fotos sem edição. “O cronograma para execução desta obra é de 12 (doze) meses, e devido ao bom desempenho no decorrer da execução, no sétimo mês de execução a obra já se encontra com 82% concluída do seu total e com previsão de término logo no oitavo mês de obra. Ou seja 04 (quatro) meses antes do programado. Quanto a areia colocada nas vias, sua função é para que sejam fechados eventuais poros e evitar infiltrações”, informou.

Veja uma sequência de imagens com os memes e as imagens sem edição:

Nota

Confira o posicionamento da administração municipal na íntegra:

Diante da grande divulgação em redes sociais de imagens de ruas da Vila Brasília neste Município onde constatou-se edições, esclarecemos que as vias em questão são denominadas por São Bernardo, Santa Ana, São Pedro, São Jorge e São Roque, as quais receberam pavimentação asfáltica e se encontram em fase de finalização.

Sendo que até a presente data foram executados nestas ruas divulgadas nas redes sociais um total de 8.336,15 m² de pavimentação, conforme segue:

  1. – Rua São Jorge – trecho entre a Avenida Getúlio Vargas e Rua São Bernardo – Área a ser pavimentada de 2044,83 m²;
  2. – Rua São Roque – trecho entre a Avenida Getúlio Vargas e Rua São Bernardo – Área a ser pavimentada de 1946,16 m²;
  3. – Rua São Pedro – trecho entre a Avenida Getúlio Vargas e Rua São Bernardo – Área a ser pavimentada de 1576,00 m²;
  4. – Rua São Bernardo – trecho entre Rua São Pedro e Rua São José – Área a ser pavimentada 1686,52 m²; (via que se destacou nas postagens);
  5. – Rua Santa Ana – trecho entre Rua São Pedro e Rua São José – Área a ser pavimentada de 1082,64 m².

O cronograma para execução desta obra é de 12 (doze) meses, e devido ao bom desempenho no decorrer da execução, no sétimo mês de execução a obra já se encontra com 82% concluída do seu total e com previsão de término logo no oitavo mês de obra. Ou seja 04 (quatro) meses antes do programado.

Quanto a areia colocada nas vias, sua função é para que sejam fechados eventuais poros e evitar infiltrações.

Quanto a edição da imagem, houve um equívoco na tentativa de limpar a areia aplicada na superfície do asfalto.

Por fim informamos que este Município, em 58 anos de existência possuía 11 quilômetros de vias pavimentadas com asfalto, sendo que em dois anos desta gestão já estão sendo concluídos 2,6 quilômetros de vias pavimentadas, e que estamos buscando recursos visando pavimentar outras vias de nossa Cidade, para proporcionar mais qualidade de vida ao cidadão.