O médico João Guilherme de Moraes, pré-candidato à Prefeitura de Curitiba pelo Partido Novo, divulgou uma carta aberta neste sábado (4) em que critica Rafael Greca (DEM) pelos recentes posicionamentos relacionados ao coronavírus. Para ele, Greca “ainda não entendeu” a gravidade da pandemia. Nesta sexta-feira (3), Curitiba chegou aos 133 casos confirmados da doença.

Reprodução

Na carta, Moraes afirma que o poder público municipal precisa tomar medidas mais enérgicas para evitar a propagação do vírus. “Nesse momento, senhor prefeito, meu apelo é para que sua decisão seja estar preparado para o pior, buscando não ser pego de surpresa em um momento ruim. Decida pelos curitibanos que não podem decidir, que estão desesperados entre duas escolhas igualmente difíceis, convoque a Sociedade Civil Organizada para a criação de Centros de Atendimento aos Pacientes, prepare nossa cidade para enfrentar a pandemia mesmo em seu momento mais caótico”, diz o pré-candidato.

Moraes cita uma série de entrevistas de Greca ao demonstrar a preocupação, incluindo o afrouxamento de exercícios nos parques de Curitiba e o descarte de uso da Arena da Baixada para atendimento das vítimas do coronavírus.

Na manhã deste sábado (4), Greca disse o mais importante é evitar a aglomeração. “O distanciamento social permanece, mas não é proibido se exercitar, caminhar ao sol, usufruir dos parques e praças, sem chacrinha, sem aglomeração, mantendo distância social”, diz Greca.

Economia

O pré-candidato do Novo também afirmou que o momento não é de escolher entre a economia e a saúde e cabe ao prefeito, que é o comandante administrativo do município, incentivar a população a permanecer em casa, e não o contrário, como tem se pronunciado. “Se tudo isso se mostrar desnecessário e formos exceção ao que ocorre em praticamente todas as grandes cidades do mundo, o senhor terá em sua consciência a certeza de que priorizou a vida dos curitibanos, de que foi o líder que decide”, conclui Moraes.

Procurada, a Prefeitura de Curitiba informou que não irá se posicionar.