Um protesto fechou a BR-277, na tarde deste domingo (1), na altura no quilômetro 68, no bairro Borda do Campo, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. O trânsito na pista sentido à capital foi bloqueado por moradores da região, por volta das 15h, que querem a documentação (legalização) dos imóveis adquiridos no residencial Borda do Campo I e II (projeto habitacional).

(Foto: Colaboração)

O vigilante Osmar Rodrigues dos Santos explica que a manifestação tem como objetivo chamar a atenção da administração da cidade para os direitos dos moradores daquele local. “Eles removeram os moradores de onde estavam, há quatro anos e meio, para cá. Agora somos apenas concessionários, por tanto só temos direito de morar, mas não podemos fazer investimentos em nossa própria moradia. Estamos morando há mais de 30 anos na cidade, pagávamos IPTU e pouco tempo atrás decidiram que não somos donos legais. Queremos uma resposta da prefeitura”, disse Santos.

Os manifestantes queimaram pneus, pedaços pau, entre outros objetos. Ainda de acordo com Santos, o protesto foi pacífico. “Está sendo tudo pacífico, liberamos meia pista para o pessoal e não vamos ficar por muito mais tempo na estrada”, revelou o vigilante.

Com a chegada da Polícia Rodoviária Federal, por volta das 16h a rodovia foi completamente liberada.