Foto: SMCS

 

Mais de 50 mil pessoas devem deixar Curitiba pela rodoferroviária entre a próxima quarta-feira (6) e o domingo (10), feriado prolongado da Independência e também da Padroeira da cidade. De acordo com a prefeitura, o número esperado é 12% maior que o registrado no mesmo período do ano passado.

O maior movimento está previsto para quarta-feira (6), quando cerca de 23.800 pessoas deixam a capital do Paraná de ônibus rumo a outros destinos. Na quinta-feira (7), os embarques devem girar em 14.200. “É uma soma de dias que favorece a procura por passagens. Para muitas, é um dos últimos feriados prolongados do ano”, avalia o gerente da Rodoviária, Vanderlei Gimenes.

O destino dos viajantes não mudou relação ao do ano passado. A maior parte, 45%, embarca para cidades do interior do Paraná. Outros 20% para Santa Catarina e 15% para o Litoral do Estado. “A previsão de tempo bom também ajuda a definir os destinos”, diz Gimenez. O restante segue para São Paulo (12%), Rio Grande do Sul (3%), Rio de Janeiro (2%) e outros destinos (3%).

A Urbanização de Curitiba S/A (Urbs) vai reforçar a fiscalização e o atendimento nos dias de maior movimento. Na quarta-feira, será feita operação conjunta entre Urbs, Setran, Polícia Militar e BPtran. O mesmo acontece no retorno, entre a noite do domingo e o período da manhã de segunda-feira.