Foto: SMCS

 

Com nome e porte de rei, o leão Simba completa 17 anos como morador do Zoológico de Curitiba na próxima segunda-feira (11). Por isso, ele vai ser o grande homenageado pelos visitantes já neste domingo (10). É uma boa oportunidade de crianças e adultos saberem um pouco mais sobre esse que é o segundo maior felino do mundo, atrás apenas do tigre.

Nas comemorações, para respeitar o dono da festa, haverá um painel com as curiosidades da espécie em frente ao seu recinto, além de pintura de leão que será feita nas mãos das crianças. Às 10h30, Simba ganha bolo de carne dentro da caixa em uma atividade de enriquecimento ambiental – ação usada para estimular comportamentos e movimentos naturais dos animais.

“Aproveitamos essas datas comemorativas para sensibilizar as pessoas para a educação ambiental de um jeito diferente”, explica o diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Edson Evaristo.

Além do viés conservacionista – o Zoo participa de grupos nacionais para conservação da Fauna – , a Educação Ambiental é uma das principais atividades do local que fica no Alto Boqueirão.

“Além de cuidar do bem-estar de animais que foram vítimas de crimes ambientais e não podem mais ser reinseridos na natureza, mostramos para os nossos visitantes a importância de combater o tráfico e lutar contra a extinção das espécies”, reforça o diretor.

O leão Simba, por exemplo, foi retirado da natureza e chegou ao Zoo bastante debilitado, em março de 2002, pois vivia em um cativeiro em condições extremamente inadequadas.

Serviço: Aniversário do leão Simba no Zoo de Curitiba
Data: 10/3 (domingo)
Horário: das 10h às 17h – enriquecimento ambiental às 10h30
Local: Rua João Miqueletto, s/n – Alto Boqueirão