O índio Caraí Tupã, ouvinte da Banda B, gravou um vídeo nesta sexta-feira (15) surpreso com o baixo nível da água na Represa Piraquara II, responsável pelo abastecimento de mais de 650 mil habitantes em Curitiba e outros seis municípios da Região Metropolitana. Ele aproveita o registro para lembrar da importância de racionar o uso da água diante da estiagem mais severa dos últimos anos no Paraná.

 

 

“Se Deus não mandar chuva, coitadinho de nós, povo de Curitiba. Olha a secura da Represa, a gente não via pau aparecendo na superfície, agora já tá aparecendo. Nós ainda estamos com fartura de água, porque vem pela Serra”, diz ele no vídeo.

Na sequência ele pede que a população use a água com consciência. “Gente vamos racionar água. Vamos usar a água com consciência. Estou falando como indígena, vamos preservar o meio ambiente”, conclui Tupã.

Represa Piraquara II

A Represa Piraquara II, localizada na região do Alto Iguaçu, teve sua construção iniciada em 2003 e foi inaugurada em 2 de setembro de 2008. A Barragem possui um reservatório de 21 milhões de metros cúbicos de água e é uma das quatro Barragens que compõem o sistema de regularização e reforço para o abastecimento de água da capital. Estas Barragens são: Piraquara I e II, Iraí e Passaúna. Com essa capacidade, o reservatório garante o abastecimento para mais de 650 mil habitantes em Curitiba e outros seis municípios da Região Metropolitana.

Para a construção do aterro foram necessários 364 mil metros cúbicos de terra compactada e a área alagada foi 5,64 Km². A barragem tem 17 metros de altura e 670 metros de comprimento. Nesta unidade são produzidos 1.140 litros de água por segundo, sendo que a Região Metropolitana consome cerca de oito mil litros de água por segundo.