Foto: Daniela Sevieri – Banda B

 

Uma casa do bairro Tatuquara, em Curitiba, foi destruída na noite desta sexta-feira (16). O fogo começou por volta das 21h30, na Rua Domingos Leonardi, e vários moradores entraram em contato com o Corpo de Bombeiros temendo que o fogo se espalhasse para residências vizinhas. A suspeita é de que as chamas começaram na decoração de Natal da residência.

De acordo com a tenente Tamires, a dona da casa é uma idosa, que não estava no local no momento do incêndio. “A idosa acredita que provavelmente as chamas começaram em um pisca-pisca que estava na árvore de Natal, o que já deixa o alerta: as luzes de Natal não podem ser reutilizadas de um ano para o outro porque dificilmente garantem a resistência elétrica”, explicou.

A tenente lembrou que o sistema elétrico dos piscas são muito finos e não podem ser colocados perto de material de fácil combustão. “Ele precisa ser colocado longe de cortinas, sofás e colchões, então é importante tomar cuidado e jamais dormir com as luzes acesas”, concluiu.

Os incêndios são as consequências mais frequentes das sobrecargas, que geralmente têm a sua origem no curto circuito ou no superaquecimento dos circuitos elétricos. Então, é importante evitar ligar vários equipamentos em uma mesma tomada para evitar sobrecarga.

Apesar do susto, ninguém se feriu no incêndio.

Cuidados

Anualmente, a Companhia Paranaense de Energia (Copel) também faz alertas sobre os cuidados que precisam ser tomados na hora de comprar os enfeites, que devem possuir certificação do Inmetro.

Outro ponto importante é que, durante a instalação ou montagem dos enfeites, seja mantida uma distância da rede elétrica, evitando o choque elétrico por contato com a rede energizada, e também a ocorrência de quedas.

Somente após a conclusão da montagem da decoração é que se deve fazer a ligação dos enfeites na tomada para evitar acidentes por falhas no isolamento de fios ou nas emendas

Todas as emendas e conexões devem estar protegidas com fita isolante de boa qualidade para evitar choques e curtos-circuitos. Se for preciso trocar lâmpadas, arrumar fios ou mudar os enfeites de lugar, a tomada sempre deve ser desligada antes.