O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) sofre, desde segunda-feira (16), com uma redução nos estoques de sangue para doação. Há apenas quantidade suficiente para um dia, de acordo com a diretora do Hemepar, Liana Andrade de Souza.

(Foto: Divulgação AEN)

 

“Desde segunda-feira percebemos no estado do Paraná uma queda de 70% nas doações. Fizemos ações para ligar para doadores e essa queda vem se mantendo. Nosso estoque dá para apenas um dia e a situação é bem difícil”, disse a diretora em entrevista à Banda B.

De acordo com Liana, medidas de segurança para os doadores foram tomadas no Hemepar. “A gente entende que os doadores estão preocupados com a situação de ficarem próximos um dos outros. Então, afastamos as poltronas de doação, deixamos cadeiras do lado fora para se aguardar e tudo aberto, para que não se tenha um ‘ar viciado””, afirmou, confirmando que também foi disponibilizado o álcool em gel para pacientes.

Além disso, também está disponível o agendamento da doação pelo aplicativo Piá Paraná. “Ontem foi disponibilizado no site Piá Paraná o agendamento de doações, para não haver acúmulo de doadores. Tivemos 24 doadores que agendaram. Então, estamos atendendo por agendamento e demanda”, destacou.

Outra questão que a diretora destacou é que não se perde a imunidade doando sangue. “É retirada uma quantidade muito pequena do doador, então se ele contrair o coronavírus ou outra doença não haverá nenhum problema. Não há qualquer malefício para isso”, ponderou.

Por fim, a diretora comentou quem poderá ser afetado com uma possível falta de sangue. “O sangue não vai para quem tem coronavírus, mas temos pacientes com câncer e outras doenças que precisam de sangue. Os acidentes vão continuar acontecendo também, necessitando de doação. Precisamos de sangue para estes pacientes e aqueles que têm doenças crônicas”, concluiu.

Para ser doador é preciso:

Estar em boas condições de saúde;
Ter entre 16 e 67 anos (menores de idade com autorização e presença do responsável legal);
Pesar no mínimo 50 quilos;
Estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
Apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação).