Curitiba completou 30 dias sem chuva nesta quarta-feira (20). (Foto: Levy Ferreira/SMCS)

 

Há 31 dias sem chuva, Curitiba passa por um dos invernos mais secos registrados pelo Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar). Segundo o instituto, os moradores precisam ter um pouco mais de paciência para que o tempo volte a ficar úmido e melhore a qualidade do ar.

A expectativa é de que as chuvas cheguem ao estado no sábado (23), um dia depois do início da primavera, mas apenas de forma rápida e isolada. “É na semana que vem que o tempo muda bastante, trazendo melhores condições para chuva e aumentando a umidade relativa do ar. O período mais chuvoso está previsto a partir do dia 27, 28… Mas já na segunda, o cenário passa a ser mais instável”, explicou o meteorologista Lizandro Jacóbsen em entrevista à Banda B.

De acordo com ele, o calor intenso só será amenizado com a chegada das precipitações. Até lá, os termômetros continuam a registrar máximas próximas dos 30°C em todo o Paraná. “A estiagem foi bem significativa neste inverno, talvez uma das maiores registradas pelo Simepar. Algumas cidades do Norte, por exemplo, completam dois meses sem chuvas”, completou.

Apesar de enfrentar um mês de tempo seco, Curitiba já passou por estiagens mais severas, segundo o meteorologista. Em 2006, por exemplo, a capital ficou quase 50 dias sem chuva, inclusive com racionamento de água.

Confira a previsão completa aqui.