A Prefeitura de Guaratuba, no Litoral do Paraná, publicou um novo decreto que flexibiliza algumas restrições para a retomada gradativa das atividades. Entre as mudanças está a liberação do acesso ao calçadão da orla aos finais de semana e feriados e a prática de esportes coletivos. As regras entraram em vigor nesta quinta-feira (1).

Foto: Arnaldo Alves/ANPr

A liberação do acesso ao calçadão da orla aos finais de semana e feriados tem como fim atividades físicas – caminhadas, sem aglomeração e com uso de máscaras. Permanece proibido o acesso à faixa de areia e à água a partir das 18h de sexta-feira, sábado, domingo e feriados. Areia e água estão liberadas de segunda-feira até as 18h de sexta.

Hotéis, pousadas e similares passam a poder ocupar, nos finais de semana e feriados, 70% de sua capacidade, voltando a 30% nos dias de semana e mantendo a obrigação de quarentena de 72 horas nos quartos após serem desocupados.

Esportes coletivos como basquetebol, voleibol, handebol, futebol de campo ou de salão nas quadras particulares também estão permitidos sob regras estritas.

As medidas levam em consideração que a taxa de transmissão da Covid nos últimos 14 dias tem se mantido inferior a 1, segundo dados da 1ª Regional de Saúde, indicando desaceleração do número de casos e com tendência de queda. Também considera que o fato de a taxa de ocupação dos leitos na Unidade Municipal de atendimento à Covid-19 vem se mantendo abaixo de 32% e que as medidas adotadas estão sendo atendidas pelo comércio e a população em geral.