A principal orientação dos profissionais de saúde para evitar a propagação do novo coronavírus é o isolamento social, mas muitas pessoas se questionam sobre a possibilidade de continuar com exercícios físicos em áreas abertas da cidade. Neste sábado (4), o prefeito Rafael Greca falou sobre o assunto nas redes sociais e reforçou a necessidade de cuidados.

Segundo o prefeito de Curitiba, o mais importante é evitar a aglomeração. “O distanciamento social permanece, mas não é proibido se exercitar, caminhar ao sol, usufruir dos parques e praças, sem chacrinha, sem aglomeração, mantendo distância social”, diz Greca.

Na postagem, porém, Greca fala sobre a importância de manter os cuidados, não tocando em nada e em ninguém. “Se estiver gripado, ou com quadro de distúrbio respiratório, fique em casa, e se isole. Se for de grupo de risco, também fique em casa”, complementa.

Teleconsulta

Desde o último dia 27, Curitiba passou a usar a videoconsulta para atendimento médico de pacientes suspeitos da Covid-19. O serviço tem como objetivo reduzir o fluxo de pacientes presenciais nas unidades da rede municipal, contribuindo para o controle da pandemia.

O atendimento médico por videoconferência será feito por agendamento todos os dias, das 8h às 23h. Cerca de 700 pessoas poderão ser atendidas diariamente.

Inicialmente, a pessoa passa por uma triagem na Central de Atendimento da Secretaria de Saúde, no telefone 3350-9000. Constatada a necessidade do atendimento por vídeo – os casos moderados e graves -, o paciente irá receber no smartphone, por SMS, um link que dará acesso à consulta on-line, que deve ocorrer no mesmo dia.