O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, anunciou nesta quinta-feira a contratação de 408 profissionais da área da saúde. Serão 50 médicos, 218 técnicos de enfermagem e 140 enfermeiros contratados por PSS (Processo Seletivo Simplificado). Além disso, Greca anunciou um novo serviço de atendimento por vídeo para a capital.

(Foto: Reprodução)

 

“Estou aqui para anunciar a contratação de 50 médicos, 218 técnicos de enfermagem e 140 enfermeiros por PSS, para pular a burocracia de um Concurso Público. Além disso, adquirimos 1,5 mil máscaras de escudo para proteger o rosto. Montamos uma fábrica de escudos faciais”, disse o prefeito.

Sobre o atendimento por vídeo, que começa às 8h de amanhã, o prefeito explicou como irá funcionar. “Você liga para o 3350-9000 e o atendente fala com a voz. Se o médico julgar que é um caso suspeito, ele lhe dará um SMS. Então, você abre um link para a teleconsulta e aparece o médico que te avalia”, ponderou.

Reorganização do sistema

A Secretaria Municipal da Saúde reorganizou o atendimento na rede para focar esforços no combate ao novo coronavírus na capital e ao mesmo tempo continuar com os demais atendimentos essenciais à população.

“Trata-se de um plano de contingência para ganharmos eficiência no enfrentamento à pandemia”, diz a secretária Márcia Huçulak.

As modificações contemplam, nesta fase, a abertura de 237 leitos de UTI na capital e mais 607 leitos de baixa complexidade em toda a rede do município (pública e particular), reorganização de unidades básicas de saúde, remanejamento de profissionais e alteração do fluxo das Unidades de Saúde.