Já pensou realizar um passeio turistíco de Maria Fumaça com trajetos partindo da cidade da Lapa, região metropolitana de Curitiba, e de Mafra, em Santa Catarina? As viagens acontecerão no próximo final de semana, nos dias 22 e 23, e também no final de semana dos dias 29 e 30 de junho. O valor do bilhete é de 75 reais por pessoa, incluindo o translado de volta com ônibus para a estação ferroviária. É um passeio incrível, de cerca de três horas, dentro de uma locomotiva, passando por túneis e também um rio, que dá a sensação de estar flutuando.

O passeio, organizado pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), será exclusivo destas datas e acontecerá em comemoração aos 250 anos do município de Lapa. Segundo o ferroviarista e idealizador do projeto, Márcio Assad, diretor de comunicação da Lapa, a iniciativa faz parte de um trabalho da associação para recuperar a magia da experiência do transporte ferroviário. “A Associação de Preservação Ferroviária faz um trabalho emblemático no Paraná e no Brasil recuperando a experiência ferroviária que é extremamente importante, trazendo uma memória atávica e um sentimento único, que nem todo mundo ainda pode experienciar”, disse Assad.

O percurso será de 43 quilômetros, durando aproximadamente três horas, os vagões comportam até 530 pessoas e está incluso no roteiro tour pela cultura, história e gastronomia dos municípios. “Chegando em Mafra, faremos um tour pelo Parque Ecoturístico Municipal Seminário Seráfico São Luís de Tolosa, que tem um dos prédios mais lindos do estado do Paraná. Visitaremos a sede da prefeitura, exploraremos o artesanato e a cultura local, além da gastronomia alemã na região. Em Lapa, o roteiro histórico-cultural no centro da cidade e o café com mistura típico lapiano estão garantidos”, detalhou o idealizador do projeto.

A proposta foi um dos resultados do Seminário Regional de Turismo Ferroviário: a vocação de Curitiba, Região Metropolitana e litoral, realizado na Lapa em 29 de março do ano passado. “O Paraná precisa ser descoberto pelos parananeses e o trem está vindo como um forte agregado a esse produto turismo que é o nosso estado”, finalizou Assad.

Serviço

O valor da passagem por pessoa é de R$ 75 e menores de 10 anos pagam R$ 71,25. Os pacotes, que incluem o bilhete de ida e retorno em ônibus fretado, podem ser adquiridos no site www.ihtur.com.br ou nos pontos de venda Big Passos (Mafra, Rio Negro e Lapa), Canal C (Rio Negro), Casa Vermelha de Artesanatos (Lapa) e Estação Ferroviária de Rio Negrinho.

Datas e horários

22/06 (sábado) – 9 horas
22/06 (sábado) 14 horas
23/06 (domingo) – 9 horas
23/06 (domingo) – 14 horas
29/06 (sábado) – 9 horas
29/06 (sábado) – 14 horas
30/06 (domingo) – 9 horas
30/06 (domingo) – 14 horas

Mais informações sobre o trajeto, datas, horários, valores e locais de venda dos bilhetes podem ser conferidas no site da IHTUR.