O ex-governador do Paraná, Paulo Pimentel, é o narrador e personagem principal das histórias do livro “Vim, Vi, Venci – “Competência, trabalho, honestidade plena – eis os pilares do sucesso”, escrito por Cleverson Garrett. O lançamento oficial da obra será no Palácio Iguaçu, na próxima segunda-feira (11), das 18 às 21 horas. As vendas vão beneficiar a ala infantil do Hospital Evangélico Mackenzie.

(Foto: divulgação)

Pimentel explica que não trata-se de uma biografia que conta sua história do início ao fim, mas relata fatos de sua vida através de vários episódios. “A ideia não é bem uma biografia, é uma relação de episódios da minha vida de importância interessante, fazendo uma análise de cada fato político naquela oportunidade. Não é um conto contínuo, são episódicos”, disse o ex-governador que foi convidado por jornalistas para produzir o livro com os relatos de sua vida.

“Como tive muita ligação com os jornalista por causa dos jornais O Estado do Paraná, da Tribuna, TV Iguaçu, do jornal Panorama de Londrina, alguns jornalistas exigirem que eu fizesse um registro melhor da minha vida para ficar na história, do que eu fiz e pensei”, afirma Pimentel.

O ex-governador relata com vivacidade e humor como chegou em São Paulo e tornou-se sócio do Clube Paulistano, ingressou na Universidade do Largo de São Francisco e conseguiu seu primeiro emprego como advogado na Votorantim. Logo, casou-se e foi trabalhar na usina da família Lunardelli em Porecatu. “Desde cedo, ficou muito claro para mim que só se adquire posição aperfeiçoando-se. Consciente disto, trabalhava com afinco.” O convite inusitado para ocupar a secretaria da Agricultura foi o trampolim para assumir o governo do Estado e assim fazer de Curitiba a sede para a construção do seu império, referência em comunicação no sul do país.

Outro ponto alto do livro é a história de como sua musa Yvone Lunardelli surgiu em sua vida e como juntos eles criaram uma família. “A elegância de seus passos, a postura e a forma como as pessoas davam passagem a ela transportaram-me para um mundo paralelo. Era como se estivesse num filme e aquela cena fosse apenas nossa”, relata ele.

A biografia romanceada explora a forma de pensar do protagonista, passando pela sua infância, sua transição da carreira jurídica para a vida pública, além de muitos relatos sobre a história paranaense.

“Eu quis mostrar o Paulo Pimentel de antes da história que todos conhecem, ou seja, sua infância, juventude, formação familiar. Revisitei toda sua fascinante trajetória de vida”, explica o escritor.

O livro poderá ser adquirido pelo site www.arteeletra.com.br.