O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, foi eleito nesta quarta-feira (6) o novo presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec). A eleição foi realizada no Salão de Atos do Parque Barigui e reuniu parte dos 29 prefeitos da Grande Curitiba. O prefeito de Campo Magro, Claudio Cesar Casagrande, foi eleito 1° vice-presidente. Greca assume a presidência da Assomec no lugar de Marcio Wozniak, que teve o mandato de prefeito de Fazenda Rio Grande encerrado em 2020.

Marcio Wozniak e Rafael Greca (Reprodução)

Ao comentar a eleição, Greca falou da malha urbana conurbada, principalmente das nove cidades vizinhas a Curitiba. “Nós queremos que a qualidade dos serviços da Prefeitura de Curitiba seja extensiva a todas as cidades da nossa região metropolitana. Com as nove cidades vizinhas, eu quero uma cidade só. Com as outras tantas cidades do segundo anel, eu quero um mercado metropolitano”, disse.

Além de Curitiba, Campo Magro e Fazenda Rio Grande, integram a Assomec as prefeituras de Adrianópolis, Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Cerro Azul, Colombo, Contenda, Doutor Ulysses, Itaperucu, Lapa, Mandirituba, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, Quitandinha, Rio Branco do Sul, São Jose dos Pinhais, Tijucas do Sul e Tunas do Paraná.

Em seus discursos, Greca e Casagrande agradeceram ao agora ex-presidente Marcio Wozniak.

Já o ex-prefeito de Fazenda Rio Grande destacou a intensificação dos trabalhos da associação. “Como que o Vale do Itajaí se desenvolveu? De forma coletiva, cada um desenvolvendo seu potencial. Quem vai segurar os trabalhadores e alimentar a mão de obra, onde vão chegar as indústrias e quem vai dar subsídio para a outra, então é uma ação coletiva de desenvolvimento econômico que precisamos nos espelhar e a Assomec está bem encaminhada para isso”, explicou.

A Assomec ganhou ainda mais protagonismo no ano de 2020, com a criação do Fórum Metropolitano de Combate à Covid-19, que discutiu ações conjuntas de combate ao coronavírus.

Greca foi enfático ao falar do novo coronavírus. “Temos que usar o nosso peso político na instituição de um plano nacional. Temos que defender a vida, o respeito às normas sanitárias, somado à vacinação, medidas que vão nos conduzir à retomada do desenvolvimento econômico”, disse.

Transporte Coletivo

Uma das ações anunciadas por Greca é para o transporte coletivo. “Precisa haver um Consórcio Metropolitano de Transporte e uma agência metropolitana de transporte. E se queremos integração e qualidade, isso tem custo. Curitiba não se furta de colocar sua contribuição nesta grande rede. Mas pesa sobre todas as prefeituras uma corresponsabilidade”, afirmou.

O novo presidente ainda colocou à disposição das prefeituras a estrutura da Escola de Administração Pública do Imap (Instituto Municipal de Administração Pública), para treinar suas equipes. “Que a qualidade dos serviços da Prefeitura de Curitiba seja extensiva às cidades metropolitanas”, afirmou.

Saiba como ficou a nova diretoria da Assomec para o biênio 2021-2022:

Presidente: Rafael Greca de Macedo – prefeito de Curitiba

1º vice-presidente: Claudio Cesar Casagrande – prefeito de Campo Magro

2º vice-presidente: Bihl Elerian Zanett – prefeito de Campina Grande do Sul

Secretária: Margarida Maria Singer – prefeita de São José dos Pinhais

Tesoureiro: Maicon Grosskopf – prefeito de Piên

CONSELHO FISCAL

Presidente: James Karson Valério – prefeito de Rio Negro

Membros:

Helder Lazarotto – prefeito de Colombo

Josimar Fróes – prefeito de Piraquara

Suplentes:

1º suplente – Patrik Magari – prefeito de Cerro Azul

2º suplente – Marco Antonio Baldão – prefeito de Tunas do Paraná