Uma equipe de pesquisadores do Câmpus Ponta Grossa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) conseguiu desenvolver um ventilador mecânico de baixo custo (comparado aos modelos comerciais do mercado) para que possa ser utilizado em hospitais. O equipamento começou a ser criado após a doação de um motor de limpador de parabrisas de uma empresa montadora de caminhões e, em menos de um mês, um protótipo já estava pronto.

Divulgação

O grupo Collab Air é formado por alunos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Ciência da Computação, Jakson Lohan, Henrique Nazario, Pedro Dell Anhol, Fernando Nathan, Marcelo Augusto Alves Pinto e Willian da Silva Freita, e coordenado pelos orientadores Joaquim Mira e Frederic Conrad, juntamente com colaboração da fisioterapeuta especialista em terapia intensiva e fisioterapia respiratória, Paula Motta.

Com o protótipo pronto, denominado e Air One, o equipamento foi apresentado no dia 28 de abril. Desde então, recebeu a colaboração da comunidade externa, doação de empresas, além do apoio do Ministério Publico Federal e da Justiça Federal em Ponta Grossa. Os recursos já somam R$ 38.680.

Durante a demonstração os responsáveis pela criação do novo equipamento destacaram como ele poderia colaborar com possíveis pacientes com síndromes respiratórias e casos específicos da Covid-19 da região, servindo também de base para outras criações no mundo.

De acordo com o professor Joaquim Mira, todos os membros da equipe aceitaram a proposta de imediato e se juntaram a causa. “Tínhamos uma única motivação: ajudar ao próximo e fazer o bem, num momento difícil de pandemia”, explica.

O pesquisador complementa que foi necessário unir conhecimentos de várias áreas para este projeto, incluindo uma especialista na parte clínica/hospitalar.

Na próxima fase serão construídos mais protótipos, para realização de testes (eletroeletrônicos, mecânicos, clínicos, etc.) e validação clínica, para posterior homologação pelos órgãos e autoridades competentes. Após a conclusão dessa etapa será iniciada a produção dos ventiladores mecânicos.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Estudantes da UTFPR criam respirador de baixo custo a partir do motor de parabrisa

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.