A solidariedade não tem idade, e tem sido um alento nesses tempos de pandemia. O estudante Jhony Minetto Araújo, 16 anos, usou a inovação para deixar mais confortável o uso de equipamentos de segurança pelos profissionais da Secretaria Municipal da Saúde que estão na linha de frente, dentro das unidades de saúde de Curitiba.

Inspirado pela iniciativa de um adolescente canadense, Jhony está confeccionando extensores de máscaras numa impressora 3D para doar aos profissionais de saúde. Junto com o amigo João Pedro de Ribas Nunes, eles fizeram uma campanha para arrecadar doações para comprar o material para as impressões.

Foto: Divulgação

As peças produzidas pelo estudante aliviam as dores nas orelhas dos profissionais provocadas pelo uso das máscaras de proteção. O extensor, que tem regulagem, prende os elásticos das máscaras faciais aliviando a pressão sobre as orelhas dos profissionais, que precisam passar longas horas do dia com o equipamento de proteção.

Até agora Jhony já entregou 378 extensores para as unidades de saúde Santa Felicidade e Capanema, e pretende doara para outros serviços.

“A ideia é mesmo ajudar esses profissionais que precisam usar máscaras durante todo o dia. Agradecemos muito as doações feitas até agora pra gente continuar com esse projeto e poder ajudar mais profissionais de saúde”, disse o estudante.

As peças são de plástico, produzidas com duas camadas de impressão. O filamento de plástico passa pela impressão 3D, esfria e solidifica no formato programado.

A invenção já está na sendo usada e foi aprovada por médicos, enfermeiros e técnicos dessas das duas unidades que receberam a doação.

“Facilita muito para o conforto, a iniciativa nós ajuda e facilita nosso dia a dia aqui na unidade”, disse Alexander da Silva e Monica Benta da Silva, técnicos de enfermagem da US Santa Felicidade.

Para fazer as doações, Jhony entrou em contato com as unidades de saúde que aceitaram receber os extensores. No momento, o estudante conta com ajuda de um amigo e trabalha na confecção mais extensores que serão doados para o Hospital do Trabalhador.