O EstaR Digital, que vai substituir o papel pelo smartphone na operação das vagas de estacionamento rotativo de Curitiba, deve começar a funcionar neste mês de fevereiro. Para usar as vagas, será necessário o uso de um aplicativo, que foi disponibilizado para download nesta terça-feira (4). Segundo a empresa Zul EstaR Digital, o lançamento do serviço está marcado para dia 17 de fevereiro, informação que ainda não é confirmada pela Urbanização de Curitiba (Urbs).

Foto: SMCS

Até o momento, não há informações sobre o custo do serviço, mas acredita-se que o valor não seja muito diferente dos praticados no papel. Na próxima semana, a Prefeitura de Curitiba deve divulgar mais informações, como um provável tempo de transição para o sistema.

Curitiba conta hoje com 12.088 vagas tarifadas de estacionamento.

Segundo a prefeitura, o usuário poderá adquirir créditos de estacionamento em via pública pelos aplicativos e em estabelecimentos comerciais credenciados para fazer a venda. Serão pelo menos 50 pontos de venda fixos por aplicativo. Nas ruas onde não há pontos comerciais, está prevista, a critério das empresas homologadas, a instalação de totens para que pessoas também possam comprar por meio desses equipamentos.

Aplicativo

O app Zul EstaR Digital já está disponível nas lojas de aplicativos Apple Store e Google Play. Assim, o usuário já pode conhecer e se familiarizar com o novo sistema, cadastrar as placas de seus veículos, verificar as funcionalidades e escolher a forma de pagamento de sua preferência.

Segundo André Brunetta, sócio-fundador do Zul EstaR Digital e um dos idealizadores do app, o sistema tem como um de seus pilares o cuidado com cada usuário e com a democratização do pagamento. Além dos meios de pagamento exigidos pela Urbs – cartão de crédito e boleto bancário, o Zul: EstaR Digital Curitiba oferece a maior diversidade dentro do segmento, pois disponibiliza também cartão de débito, transferência bancária e as carteiras digitais Google Pay, Apple Pay e Masterpass.

Se ainda não tiver o aplicativo instalado no celular no momento de estacionar, o motorista poderá fazer a instalação na hora usando a internet, fazendo a busca por “Zul EstaR Digital” nas lojas de aplicativo. O cadastro e a compra de créditos para o EstaR digital podem ser feitos em poucos instantes. Mas a experiência de estacionar pode se tornar ainda mais rápida se o usuário já tiver previamente instalado o aplicativo no celular e comprado os créditos, antes de sair de casa. Ao encontrar a vaga desejada, basta apenas ativar o estacionamento.

O app identifica automaticamente a regra local para o motorista e informa o tempo máximo permitido naquele espaço.

Depois de estacionado, o aplicativo também informa o tempo restante, alertando o usuário quando o tempo do estacionamento estiver chegando ao fim. Se o motorista desejar, ele também poder prolongar o período direto pelo celular, até o tempo máximo permitido para a vaga, sem precisar voltar a seu carro para isto.

No novo sistema digital, não será necessário colocar qualquer comprovante físico no painel do veículo ao estacionar, já que a fiscalização também será feita de forma eletrônica pelos agentes de trânsito.