O prefeito de Curitiba, Rafael Greca fez uma transmissão por meio da página da Prefeitura de Curitiba no Facebook nesta quarta-feira (1º). Na transmissão, além das medidas na área da Saúde, o prefeito disse que a equipe está estudando medidas para reabrir o comércio de rua da cidade.

Na live, Greca disse que é preciso encontrar um caminho do meio entre os que querem abrir tudo e os que querem fechar tudo.

Rafael Greca na transmissão desta quarta

“Tem a turma do fecha tudo contra a turma do abre tudo e sempre vou buscar o caminho do meio”, disse.” e afirmou que sempre buscará o caminho do meio (…) É como uma guitarra: se apertar demais, a corda arrebenta. Se deixar frouxo, a corda não toca. E no caso não só não toca, como toca a música da morte que nós não queremos ouvir”, disse o prefeito.

Uma pesquisa feita pela Associação Comercial do Paraná, entre os dias 26 e 29 de março, mostrou que o isolamento social, orientado pelas autoridades médicas em todo o mundo, é motivo de contrariedade entre os comerciantes de Curitiba. 57% são contra o fechamento de serviços não essenciais, mas 41% são a favor; 9% não sabem dizer e 3% estão indiferentes ao isolamento social.

Greca não deu detalhes sobre a reabertura do comércio, mas disse que tudo depende das autoridades de saúde.

“Aos poucos estamos estudando regras para ir abrindo o comércio de rua, que nós nunca fechamos, eles fecharam por conta própria, para permitir novos usos sociais na cidade, que a Dra. Marion [Burger, médica infectologista], com o comitê e com a licença do Ministério da Saúde, aos poucos irá liberando. De todas as frases inteligentes que ouvi nesse tempo de pandemia, a mais inteligente é a do ministro Luiz Henrique Mandetta [da Saúde], ontem: quero ser como o experiente marinheiro, quero andar devagar com o barco no nevoeiro. Não se enxerga, não se sabe o que vem por aí. Então tem que ser como o experiente marinheiro e andar devagar no nevoeiro.”, disse Greca

Assista à transmissão feita pelo prefeito nesta quarta-feira pelo Facebook:

BOLETIM SOBRE O CORONAVÍRUS ⚠

BOLETIM SOBRE O CORONAVÍRUS ⚠ Acompanhe ao vivo o boletim de informações sobre o coronavírus com o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak e a médica infectologista, Marion Burger. Tradução em Libras por Sônia de Paula.

Posted by Prefeitura de Curitiba on Wednesday, April 1, 2020