Divulgação

 

Piraquara, na região metropolitana de Curitiba, recebeu neste fim de semana evento que busca aperfeiçoar o uso dos meios de comunicação para a evangelização. De sábado (23) a domingo (24), representantes da Pastoral de Comunicação de diversas arquidioceses e dioceses do Paraná participaram do 9º Encontro dos Coordenadores da Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

De acordo com a diocese de Paranaguá, no Litoral, o encontro é feito todos os anos para propiciar aos participantes um período de formação e uma partilha sobre o andamento e as ações desta pastoral em suas dioceses.

O bispo de Guarapuava, Dom Antônio Wagner, presidiu os trabalhos. Ele falou sobre a necessidade de apoiar e orientar as equipes de comunicação nas paróquias. O bispo também convidou os agentes de comunicação a descobrir os exemplos bonitos de evangelização e trabalho pelo próximo nas comunidades.

A psicóloga e coaching Gleice Rodrigues mostrou ao grupo como perceber individualmente o que é preciso desenvolver para aumentar o chamado “capital espiritual”.  À noite foram apresentados Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) ligados a temas sobre a comunicação na Igreja.

O domingo de manhã foi reservado para reunião de trabalho, na qual foi proposto o nome de Antônio Kayser para ser o novo coordenador regional. Kaiser aceitou e a indicação foi aprovada por Dom Wagner e pelos presentes. Foram indicados ainda, outros quatro coordenadores, um por província, para reforçar a coordenação:

Coordenador: Antônio Kayser (Arquidiocese de Curitiba)

Província de Curitiba: Silvana Spisila (Diocese de Ponta Grossa)

Província de Maringá: Diácono Gilberto Costa dos Santos (Arquidiocese de Umuarama)

Província de Londrina: Tiago Queiroz (Arquidiocese de Londrina)

Província de Cascavel: Pe. Valdecir Bressani (Diocese de Palmas e Francisco Beltrão)

Ainda na reunião de trabalho, o Coordenador Diocesano da Pastoral de Comunicação da Diocese de Paranaguá, Rodrigo Ernani, falou sobre o andamento das ações para a realização do 3º Mutirão Paranaense de Comunicação.

O evento reúne comunicadores profissionais, agentes de pastoral, religiosos e sacerdotes para palestras e oficinas sobre formas de utilizar os meios de comunicação com eficiência para a evangelização. Em 2020, a Diocese de Paranaguá, com a concordância e o apoio do seu bispo, Dom Edmar Peron, está encarregada de sediar o Muticom Paranaense, entre os meses de julho e agosto.


No tópico: