Pacotes de viagem oferecidos no site da empresa são antigos. (Foto: Reprodução)

 

Um grupo de moradores da Grande Curitiba procurou a Rádio Banda B nesta quarta-feira (7) para denunciar um possível golpe aplicado pela Agência Fidei Viagens e Turismo – que tem sede em São Bento do Sul, em Santa Catarina. Os consumidores relataram que pagaram por pacotes completos de viagens para a Europa e Oriente Médio, mas dois dias antes do embarque, a empresa cancelou o passeio.

Segundo Silvana dos Santos, filha de uma das vítimas, a saída de Curitiba estava marcada para o último domingo (4). Os turistas iriam da capital paranaense para São Paulo e, de lá, para Roma, na Itália. Haveria passeios também por Israel e Polônia.

Na sexta-feira (2), no entanto, os viajantes foram surpreendidos com um comunicado da agência enviado por e-mail, como explicou Silvana. “O meu pai e o meu irmão assinaram o contrato e pagaram R$ 13,8 mil pela viagem, que seria no domingo. Mas dois dias antes, eles enviaram um texto cancelando tudo, alegando que não conseguiram cumprir com o prometido, porque gastaram com coisas particulares e não tinham como custear hotel e pessoas para buscar os passageiros no aeroporto”, relatou Silvana à reportagem.

De acordo com ela, os consumidores lesados são moradores de vários municípios: São José dos Pinhais, Lapa e até mesmo de São Bento e Blumenau, em Santa Catarina. Indignados, eles procuraram a empresa para tirar satisfações, mas não tiveram uma resposta positiva.

“O advogado deles nos disse ontem que a Fidei não tem condições de ressarcir o pessoal. Cerca de 80 consumidores foram prejudicados. O meu pai tem 74 anos e essa viagem era o sonho da vida dele. Ele pagou também para o meu irmão, para que não precisasse ir sozinho. Agora ele está com pressão alta, já teve que ir no médico… Foi uma decepção sem tamanho”, desabafou.

Os clientes registraram as denúncias em um Boletim de Ocorrência na Delegacia de São José dos Pinhais, que confirmou à Banda B que investiga o caso.

Má-fé

Amado Romeu Almeida, que também assinou contrato com a agência, contou que ninguém consegue mais falar com os donos da empresa. “Eles simplesmente sumiram. É uma coisa terrível, porque se trata do sonho das pessoas. Existe toda uma preparação, de documentação, vacina, a compra de roupas, envolve muita coisa… No grupo existem muitas senhoras de idade e aposentados que juntaram as suas economias só para isso. Estamos todos sofrendo juntos”, lamentou.

Para outro cliente, Maurício Sesani, indícios anteriores ao cancelamento da viagem apontam que a empresa agiu de má-fé. “A nossa passagem estava marcada, na verdade, para o dia primeiro de novembro. Há uns dois meses, no entanto, eles alteraram alegando que era por causa da mudança do valor do dólar. Na verdade era um plano e nós caímos direitinho”.

Maurício ia viajar com a esposa para a Itália e Israel. Ele relatou que economizou por um ano para conseguir custear o passeio. “Nós tiramos um pouco da regalia que a gente vivia para guardar dinheiro, para pagar por um sonho e foi tudo por água abaixo. Eu jamais imaginei que isso poderia acontecer porque a empresa foi indicação de um amigo e eu pesquisei, vi que ela já tinha feito várias peregrinações por igrejas católicas, e conhecemos pessoas que fecharam contrato com eles. Foi uma surpresa horrível”, finalizou.

O que diz a empresa

Sobre o caso, a Banda B tentou entrar em contato com a Agência Fidei Viagens e Turismo pelo telefone fixo da empresa e pelos celulares de diferentes representantes, mas ninguém atendeu.

Além disso, a reportagem enviou mensagens pelo WhatsApp e e-mail, que, até o momento, também não foram respondidas. A Banda B esclarece que mantém o espaço aberto para quaisquer esclarecimentos.

Comunicado

Confira abaixo o comunicado enviado para os clientes por e-mail, avisando sobre o cancelamento:

A AGÊNCIA FIDEI VIAGENS E TURISMO LTDA, atuante no mercado de operadores turísticos desde 2012, comunica a todos os seus clientes que terá que cancelar todas as viagens marcadas para o ano de 2018, em especial o grupo “Roma – Terra Santa – Polônia” com partida no dia 04.11.2018.

Ocorre que, neste último ano, o cenário econômico mundial mudou e as variações cambiais do dólar oscilaram demasiadamente, o que acarretou em grandes prejuízos financeiros à FIDEI TURISMO. Diante da premente necessidade de reestruturar o passivo da empresa aliado à falta de recursos, não restou outra alternativa a FIDEI TURISMO a não ser cancelar a partida do grupo por motivos de força maior.

A FIDEI TURISMO lamenta o ocorrido aos seus clientes que tinham viagens marcadas para os próximos dias e comunica que irá fazer o possível para ressarcir os prejuízos causados a todos os consumidores.