Cerimônia de coração de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais do ano passado (Foto: Daniel Castellano/SMCS)

 

Curitiba comemora o dia de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, padroeira da capital, neste sábado (8), com diversa programação religiosa. A Catedral e o Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, no Centro, estão com missas programadas das 8h30 até as 18 horas. O trânsito sofrerá bloqueios.

Às 8h30, a missa na Catedral terá a presença dos movimentos marianos da arquidiocese. Em seguida, às 10 horas, começa a celebração em comemoração aos 350 anos da paróquia com a presença do arcebispo José Antônio Peruzzo. Outra missa está marcada ao meio-dia, com foco na juventude e às 15 horas acontece a coroação de Nossa Senhora, em ambas igrejas.

Por causa das cerimônias, haverá bloqueios no trânsito, a partir das 9 horas. O cruzamento entre as ruas São Francisco e Riachuelo terá bloqueio total, segundo a prefeitura. Nos cruzamentos da Treze de Maio com Barão do Serro Azul e da Barão do Serro Azul com a Nestor Castro haverá bloqueio parcial. Agentes da Secretaria de Trânsito acompanharão o evento para auxiliar os motoristas e os pedestres.

Para a procissão com a Santa Padroeira também haverá bloqueios parciais, às 17 horas. Os fiéis sairão da Igreja do Guadalupe, passarão pelas ruas Pedro Ivo, Barão do Rio Branco, XV de Novembro, Monsenhor Celso, e terminam na Catedral Basílica Menor na Praça Tiradentes.