O Parque Barigui, famoso pelo seu Jacaré ,agora tem uma fértil tartaruga para chamar de sua. O aviso foi feito pelo prefeito de Curitiba, Rafael Greca, por meio das redes sociais neste sábado (2).

“Um cágado de espécie rara fez ninho e pôs ovos no Parque Barigui. Provavelmente é da espécie Phrynops williamsi (cágado-rajado), animal raro (de difícil encontro). Está com ninho na cancha de vôlei no Parque Barigui”, disse o prefeito.

Tartaruga no parque Barigui – Reprodução

O local foi isolado pela Guarda Municipal e o Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna foi acionado para acompanhar o caso.

“Edson Evaristo do Zoo me disse: é uma das 4 espécies de quelônios de água doce nativos do Estado do Paraná. A espécie ocorre no Sul do Brasil, na Argentina, no Paraguai e no Uruguai. Dois fatos chamam a atenção nesta ocorrência e serão merecedores de aprofundamento dos estudos pelos pesquisadores: a época de desova, que idealmente ocorreria entre outubro e novembro, e a constatação da espécie no Parque Barigui, uma vez que a principio habitariam apenas grandes rios da bacia do Rio Iguaçu. No Paraná este animal é considerado como ameaçado de extinção em função dos impactos de intervenções hídricas”, disse Greca nas redes.

Tartaruga protege os ovos na areia – reprodução

Até a publicação do Caderno Técnico – “Répteis de Curitiba”, em 2017, não existiam registros desse Cágado para o nosso município. Em 2018, um indivíduo foi avistado no Parque Barigui e o registro foi feito na página Biodiversidade de Curitiba pelo herpetólogo Sérgio Augusto Abrahão Morato, colaborador do Museu de História Natural Capão da Imbuia.

“Edson Evaristo diretor do Zoo me diz que o nosso Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna realizará a coleta de parte dos ovos para promover a incubação artificial e também irá monitorar o ninho nas próximas semanas. É importante ressaltar que não deve ocorrer visitação do público ao local, tanto pela restrição quanto ao trânsito de pessoas devido à COVID-19, mas também para que não haja interferências no processo natural de desenvolvimento dos ovos. #BomdiadoPrefeitoGreca”, finalizou.

 

Ver essa foto no Instagram

 

O Parque Barigui, famoso pelo seu Jacaré ,agora tem uma fértil tartaruga para chamar de sua. Um Cágado de espécie rara fez ninho e pôs ovos no Parque Barigui. Provavelmente é da espécie Phrynops williamsi (cágado-rajado), animal raro (de difícil encontro). Está com ninho na cancha de vôlei no Parque Barigui. O local foi isolado pela GM e o Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna foi acionado para acompanhar o caso. Edson Evaristo do Zoo me disse: é uma das 4 espécies de quelônios de água doce nativos do Estado do Paraná. A espécie ocorre no Sul do Brasil, na Argentina, no Paraguai e no Uruguai. Dois fatos chamam a atenção nesta ocorrência e serão merecedores de aprofundamento dos estudos pelos pesquisadores: a época de desova, que idealmente ocorreria entre outubro e novembro, e a constatação da espécie no Parque Barigui, uma vez que a principio habitariam apenas grandes rios da bacia do Rio Iguaçu. No Paraná este animal é considerado como ameaçado de extinção em função dos impactos de intervenções hídricas. Até a publicação do Caderno Técnico – “Répteis de Curitiba”, em 2017, não existiam registros desse Cágado para o nosso município. Em 2018, um indivíduo foi avistado no Parque Barigui e o registro foi feito na página Biodiversidade de Curitiba pelo herpetólogo Sérgio Augusto Abrahão Morato, colaborador do Museu de História Natural Capão da Imbuia. Edson Evaristo diretor do Zoo me diz que o nosso Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna realizará a coleta de parte dos ovos para promover a incubação artificial e também irá monitorar o ninho nas próximas semanas. É importante ressaltar que não deve ocorrer visitação do público ao local, tanto pela restrição quanto ao trânsito de pessoas devido à COVID-19, mas também para que não haja interferências no processo natural de desenvolvimento dos ovos. #BomdiadoPrefeitoGreca

Uma publicação compartilhada por Rafael Greca de Macedo (@rafaelgrecaoficial) em