Com pouca nebulosidade presente no Paraná, Curitiba amanheceu neste sábado com uma situação atípica e com altas temperaturas. Para se ter uma ideia, por volta das 10h, a capital paranaense já registrava 29°C, segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), uma temperatura maior que o Rio de Janeiro e muito semelhante com a vista em capitais do Nordeste Brasileiro.

Foto: Daniel Castellano/SMCS

Para se ter uma ideia, o Rio de Janeiro tinha uma temperatura de 26°C no mesmo horário, assim como Salvador (BA). Já em Recife (PE) e Natal (RN), a temperatura era de 27°C.

Com 28°C, São Paulo registrava uma temperatura semelhante com a da capital paranaense.

Condição meteorológica

Segundo o meteorologista Samuel Braun, o Paraná está sendo afetado por uma frente fria que atua na altura do Rio Grande do Sul. “Sempre antes da chegada de uma frente fria, é bastante comum que o vento predominante transporte um ar quente e seco do Centro-Oeste do Brasil e é essa a condição que a gente convive nos últimos dias. Com isso, a tendência é de um fim de semana com sol e temperaturas elevadas”, explicou.

A mínima registrada neste sábado em Curitiba foi de 18°C. Já a máxima prevista é de 32°C.

Estiagem

Outro ponto que preocupa é a falta de chuvas na região, devido à baixa nos reservatórios. Segundo a Sanepar, o nível médio neste sábado é de 33,28%.

De acordo com Braun, há uma previsão de instabilidade para a próxima semana, mas ainda não é possível saber qual será a quantidade. “Infelizmente é uma situação muito preocupante. Para a segunda quinzena do mês, a partir do dia 17, há uma previsão de maior instabilidade, com uma maior possibilidade de chuva. A mudança, pelo menos, será no padrão de ar, que será aquecido e com umidade”, concluiu.