O índice de chuva acumulada está zerado em julho. (Foto: Levy Ferreira/SMCS)

 

Diante do ‘veranico’ que invadiu o inverno deste ano, Curitiba completou 20 dias sem chuva nesta terça-feira (17). Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), ainda não há previsão de mudança nesse cenário e, por isso, os dias devem continuar quentes e bastante secos.

“A última chuva ‘boa’ que caiu na capital foi em 27 de junho. Depois disso, choveu pouquíssimo, de forma insignificante. Por enquanto, a previsão é de que haja alguma precipitação no sábado (21), mas mesmo assim é pouca coisa. Talvez a gente tenha uma passagem rápida de frente fria nos próximos dias, com mais aumento de nuvem do que de chuva”, explicou o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar, em entrevista à Banda B.

A previsão é de que, no sábado, não chova mais do que 10 milímetros, o que não é o suficiente para amenizar o tempo seco, de acordo com Jacóbsen. “No dia 27, por exemplo, foram 27 milímetros. Em julho, por enquanto, esse índice está zerado”, completou.

Em Curitiba, os termômetros devem marcar entre os 13°C e os 26°C nesta quarta-feira (18), sem previsão de chuva e com umidade do ar em níveis baixos. Na região Oeste, em Foz do Iguaçu, a temperatura mínima deve ser de 19°C e a máxima de 30°C. Em Guarapuava, esses números são de 13°C e de 25°C, respectivamente.

Confira a previsão completa aqui.