As fortes chuvas que atingiram o Paraná nesta terça-feira (30) chegaram a deixar 1,2 milhão* de unidades consumidoras sem luz, sendo quase dois terços na região Leste do Estado. A informação é da Companhia Paranaense de Energia (Copel). Por volta das 9h, havia ainda 35 mil unidades consumidoras sem luz em Curitiba e 29 mil em São José dos Pinhais

Equipes estiveram em campo por toda a noite e seguem trabalhando na manutenção dos estragos causados pelo pior evento climático já enfrentado pela Companhia.

Queda de árvores e postes deixaram milhares sem luz – Foto: Colaboração Banda B

Na manhã desta quarta-feira, 400 equipes de serviços estão nas ruas para atendimento das ocorrências, com o reforço de turmas de manutenção e construção de redes.

A região Leste concentra 2.562 pontos a serem restaurados nas redes de energia. Na região Oeste há 1.610 ocorrências para atendimento das equipes, no Centro-Sul são 918, enquanto no Noroeste há 434 serviços, e no Norte, 174, informa a Copel.

A interrupção no fornecimento de energia foi causada principalmente por queda de árvores ou outros objetos na rede, além dos ventos e raios. Muitas dessas situações demandam serviços complexos de manutenção, ou até mesmo a reconstrução de parte da rede elétrica.

Segundo a Copel, a previsão de religação varia caso a caso, de acordo com a dimensão das avarias provocadas pelo temporal na localidade em questão e do tipo de manutenção requerida.

*A Copel havia informado o pico de 875 mil unidades consumidoras sem energia em razão do temporal e depois corrigiu para 1,2 milhão.

Relacionada: