Foto: SMCS

 

O feriado prolongado de Carnaval vai alterar o horário de funcionamento de diversos serviços públicos e privados em Curitiba. De sábado (2) a terça-feira (5), quase nada abre. Já na Quarta-Feira de Cinzas, diversos serviços voltam ao horário normal.

Confira o abre e fecha na capital paranaense:

Supermercados – Abrem normalmente;

Bancos – Fecham na segunda-feira (4) e na terça-feira 5). Na quarta-feira de cinzas (06), os bancos abrem a partir do meio-dia. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban), lembra que as contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento em 4 ou 5 de março poderão ser pagas, sem acréscimo, na quarta-feira (6).

Shoppings – No sábado (2), as lojas funcionam das 10h às 22h ou 23h, a depender do estabelecimento; no domingo (3), as praças de alimentação abrem às 10h, enquanto as lojas funcionam das 14h às 20h; na segunda-feira (4), o funcionamento será das 11h às 23h; na terça-feira (5), as lojas fecham e a praça de alimentação dos shoppings vai funcionar das 11h às 22h ou 23h, a depender do shopping. Já na Quarta-Feira de Cinzas, o funcionamento é normal.

Correios – Fecham de sábado a terça-feira (5). Na Quarta-Feira de Cinzas o atendimento será normal.

Transporte Coletivo – Sábado (2), horário de sábado; domingo (3), horário de domingo; segunda-feira (4), horário de sábado; terça-feira (5), horário de domingo; quarta-feira (6), horário normal.

Limpeza Domiciliar:

Coleta Domiciliar (orgânico) – normal, aos domingos não há coleta.

Coleta Seletiva (Lixo Que Não é Lixo) – normal, aos domingos não há coleta.

Varrição Manual – normal (com atendimento também aos eventos do município).

Lixo Tóxico – normal, aos domingos não há coleta.

Câmbio Verde – não trabalha na terça-feira (5/3) e na quarta-feira (6/03), retorna na quinta-feira (7/03). Não há Câmbio Verde aos sábados, domingos e segundas-feiras.

Coleta Vegetal – normal, aos domingos não há coleta.

Educação – Escolas, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Centros Municipais de Atendimento Educacional Especializado (CMAEEs) terão recesso previsto em calendário escolar na segunda-feira (4), feriado na terça-feira (5) e outro recesso na quarta-feira (6), retornando às atividades na quinta-feira (7).

Nas escolas e colégios estaduais, as aulas também retornam na quinta-feira (7).

Saúde:

Unidades Básicas de Saúde – Fecham de sábado (2) a terça-feira (5). Reabrem na quarta-feira de cinzas (6), a partir das 13h.

Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) – Abertas 24 horas.

Caps – Os Caps funcionam normalmente na segunda-feira (4) e quarta-feira (5). Na terça-feira (5/3), não funcionam, com exceção dos Caps II Santa Felicidade, CIC e Tatuquara, que atenderão normalmente. Na terça-feira, o Caps III atenderá apenas pacientes que estão em leito.

Hospital do Idoso Zilda Arns- Aberto 24 horas.

Maternidade Bairro Novo – Aberta 24 horas.

Prefeitura de Curitiba – os serviços administrativos não vão funcionar de sábado (2) a terça-feira (5). Na quarta-feira (6), a partir das 14h, o funcionamento retorna.

Regionais e Ruas das Cidadanias – Núcleos de Administração Regional e serviços das Ruas da Cidadania fechados de sábado (2/3) a terça-feira (5/3). Na quarta-feira (6/3), a partir das 14h, retorna o funcionamento normal.

Turismo:

Museu de História Natural do Capão da Imbuia – Abre no sábado (2/3) e domingo (3/3), das 9h às 17h. Fecha na segunda (4/3), terça (5/3) e quarta (6/3).

Jardim Botânico – Aberto todos os dias das 6h às 19h30. O Jardim das Sensações funciona das 9h às 17h, com último acesso às 16h30, e abre nesta segunda-feira (4/3), excepcionalmente, em razão do feriado.

Passeio Público – Aberto todos os dias, das 6h às 20h. Fechado para manutenção às segundas-feiras.

Zoológico de Curitiba – Aberto todos os dias das 10h às 17h. Fechado para manutenção nas segundas-feiras.

Memorial Árabe – Fechado todos os dias.

Bosque Alemão e Casa Encantada – O bosque estará aberto normalmente de sábado (2/3) à terça-feira (5/3). O horário de funcionamento da Casa Encantada é das 9h às 17h, com contação de história às 11h, 14h e 16h. Na quarta-feira (6/3) o atendimento será das 14h às 17h.

Bosque Zaninelli/Unilivre – Aberto todos os dias.

Parque São Lourenço – Aberto todos os dias.

Ópera de Arame e Parque das Pedreiras – Abertos todos os dias. Podem ser fechados sem aviso prévio.

Parque Tanguá – Aberto todos os dias.

Parque Tingui e Memorial Ucraniano – O parque estará aberto todos os dias e o Memorial Ucraniano funciona das 10h às 18h.

Parque Barigui – Aberto todos os dias.

Bosque Reinhard Maack – Aberto das 8h às 18h. Em caso de chuva, pode ser fechado sem aviso prévio.

Torre Panorâmica – Aberta todos os dias, das 10h às 18h30.