Em decisão tomada no início da semana os prefeitos da cidades da região metropolitana de Curitiba, durante o Fórum Metropolitano de Saúde organizado pela Assomec (Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba), optaram pela abertura do comércio neste sábado, véspera do Dia dos Pais, com o objetivo de evitar aglomeração na sexta-feira e em mercados no dia seguinte. Em entrevista à Banda B, na manhã desta sexta-feira (7), o presidente da Assomec e prefeito de Fazenda Rio Grande, Márcio Wozniack, pediu que comerciantes e clientes tenham a responsabilidade em saber que os números relacionados à Covid-19 permanecem altos.

Wozniack em reunião com prefeitos da região metropolitana de Curitiba (Foto: Divulgação)

 

“A decisão de abertura no sábado se deu porque entendemos que as pessoas iriam se aglomerar na sexta e indo no sábado aos espaços que estariam abertos, como os supermercados, trazendo problemas também à fiscalização. Uma ação importante para dar tranquilidade às compras neste fim de semana especial”, destacou Wozniack, salientando a importância de que sejam cumpridas as regras de higiene. “Todos estão bem informados do que fazer. Usar máscaras e fazer o distanciamento social são pontos fundamentais”, disse.

O presidente da Assomec ainda fez questão de ressaltar que, em caso de sucesso na abertura do comércio neste sábado, a medida poderá valer para os próximos fins de semana. “Se a experiência for positiva e todos respeitarem as regras, podemos manter isso. Vale muito agora o cuidado do comerciante, funcionário e clientes. O cuidado precisa ser intenso neste momento, porque a gente lembra que o número de casos ainda é alto”, salientou.

Outro ponto abordado por Wozniack durante a entrevista foi com relação as reuniões familiares no domingo de Dia dos Pais. “Tivemos relatos de pessoas que levaram para dentro de casa o vírus em Festa de Páscoa e Dia das Mães, trazendo tragédias às famílias, especialmente na contaminação das pessoas do grupo de risco. É um dia comemorativo, que você quer estar presente, mas é preciso saber como fazer isso, qual distanciamento correto”, ponderou.

Acompanhando de perto a pandemia como presidente da Assomec e diretor da Associação dos Municípios do Paraná, Wozniack disse que todos precisam se readaptar a um novo normal. “Temos que manter sempre o raciocínio do que fazer para aprender a conviver com o vírus, que vai ficar por muito tempo conosco. Uma vacina, por exemplo, só nos dará a certeza de ser uma cura em dois anos. O que resolve o problema hoje é respeitar o distanciamento, uso de máscara e medidas de higiene”, concluiu.

A abertura de comércio aos sábados vale para as cidades da região metropolitana, de acordo com novas publicações dos decretos municipais. Em Curitiba, os comércios poderão abrir até as 22h hoje, mas deverão estar fechados no sábado.