A Defesa Civil de Curitiba registrou 32 quedas de árvore em 19 bairros durante esta quinta-feira (25), causadas principalmente pelas rajadas de vento. Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), os ventos alcançaram 54,7 km/h. Não houve registro de feridos.

Por conta dos fortes ventos, parte da estrutura da Casa Portugal, no bairro São Francisco, desabou. Engenheiros da Secretaria de Obras já vistoriaram o local e tomaram as primeiras providências para garantir a segurança.

(Foto: Paulo Debski/Banda B)

Segundo a meteorologista Ana Beatriz Porto, do Simepar, há grandes chances da chuva continuar na capital até o meio da tarde deste sábado (27). “A gente tem a tendência de que as áreas de chuva atuem entre a noite e a madrugada de hoje e depois se afastem para o oceano. Porém, novas áreas de instabilidade se formam e aí volta a ter uma condição de chuva bem grande para a tarde de sexta-feira e isso continua pelo menos até o meio da tarde do sábado”, explica Porto.

Há previsão da chuva retornando para Curitiba na segunda-feira (29), de acordo com a meteorologista.

Central 156

O cidadão que precisar comunicar a Prefeitura sobre a queda de árvores deve utilizar o telefone 156 da Central de Atendimento ao Cidadão, pelo site (www.central156.org.br) ou pelo aplicativo do serviço. O atendimento é feito por ordem de chamada e também de acordo com a gravidade da situação relatada.

Evite sair de casa

Enquanto estiver chovendo, a orientação da Defesa Civil é que se evite sair de casa. Se a pessoa já estiver na rua, deve evitar se abrigar embaixo de árvores e de estruturas metálicas. Debaixo de chuva, o motorista deve redobrar a atenção e reduzir a velocidade.

A Defesa Civil registra as ocorrências que chegam ao município pelo telefone de emergência 199 e, também, pelo 156 (Central de Atendimento ao Cidadão) e pelo 153 (Centro de Operações da Guarda Municipal).

Outras situações decorrentes de chuvas ou temporais podem ser atendidas pelo Corpo de Bombeiros (193) e pela Copel.