Com milhares de ciclistas, foi lançada na região metropolitana de Curitiba neste domingo (18) uma rota turística que promete levar os amantes da bicicleta para pontos turísticos de três cidades. O lançamento aconteceu no Parque das Águas, em Pinhais, mas a rota seguiu ainda por Piraquara e Quatro Barras. A Ciclorrotas Nascentes do Iguaçu foi desenvolvida para dar oportunidade não apenas a ciclistas, mas também a corredores, caminhantes e turistas de conhecerem vários pontos turísticos, urbanos e rurais, na região.

Foto: Divulgação

De acordo com o diretor de comunicação da Prefeitura de Pinhais, Márcio Mainardes, a pedalada tem nível médio. “É uma pedalada de 42 quilômetros que passa pelas três cidades. Nós temos uma junção histórica das cidades, com povos muito bacanas, e o turista vai encontrar coisas maravilhosas por aqui”, explicou.

A rota total tem 259km de extensão, mas que é dividida em 14 rotas temáticas menores, que variam de 5,9km a 42,1km. Entre elas, os visitantes poderão escolher entre a Rota Cervejeira, a Rota das Montanhas, a Rota do Parque das Águas, entre outras.

O presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), Gilson dos Santos, esse é um incentivo para os ciclistas conhecerem mais das três cidades. “Hoje recebemos um grande número de ciclistas e, com esse evento, também trazemos um impulso para a economia. É muito importante”, disse.

Para o deputado federal Luizão Goulart (PRB), é uma opção bastante saudável para um passeio. “É praticamente a primeira ciclorota do Paraná, então é algo muito bacana que permite aos turistas conhecerem pontos bastante bonitos das três cidades”, comentou.

Confira o mapa dos passeios: