Com foco na retomada pós-pandemia de coronavírus, a cidade de Fazenda Rio Grande, região metropolitana de Curitiba, promove nesta quarta-feira (21) uma Rodada de Negócios com aproximadamente 300 empresários da cidade. O objetivo é fazer com que se aumente a compra interna entre as empresas, o que leva a um aumento de recursos financeiros ao município, bem como na geração de empregos. Devido à covid-19, todas as medidas de higiene e distanciamento foram tomadas para garantir a segurança do evento.

 

Autoridades presentes na abertura da Rodada de Negócios em Fazenda Rio Grande (Fotos: Divulgação)

 

O evento é parte do Programa Reinvente Sua Cidade – que foca a retomada econômica dos municípios pós-pandemia. O prefeito de Fazenda Rio Grande e presidente da Assomec (Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba), Márcio Wozniack, afirmou que o encontro é importante para o desenvolvimento do município. “No ano passado foi um sucesso e neste ano temos o triplo de participantes, que estão aqui com toda a segurança fazendo os seus negócios. Isso aumenta a compra interna e oportunidades na cidade, porque é mais dinheiro circulando e tributos para a prefeitura. Neste momento, em que você está saindo da crise da pandemia, é fundamental”, disse Wozniack.

Prefeito Wozniack durante a abertura do evento

 

O prefeito ainda destacou a importância dos empresários locais se conhecerem melhor. “Os empresários estão se conhecendo. Antes compravam de fornecedores de outras cidades e agora terão a possibilidade de encurtar essa distância. Tenho certeza que o resultado desta rodada trará benefícios ao município. A expectativa é que mais de R$ 10 milhões de tributos sejam gerados deste evento, fruto desta compra direta”, ponderou.

Também presente na abertura da Rodada de Negócios, o vice-governador do Paraná, Darci Piana, salientou a importância das administrações municipais pensarem na retomada da economia. “O Estado faz o seu papel com um plano de retomada econômica, mas é importante também que os municípios façam isso, assim como Fazenda Rio Grande está fazendo. Esse plano de retomada inclui a rodada de negócios, que é fundamental para o empresário, que precisa entender que a circulação de recursos na economia local traz benefício para todos”, disse.

Vice-governador Darci Piana e o prefeito de Fazenda Rio Grande

 

Parcerias

A rodada de negócios conta com o apoio do Sebrae, do Pró-Metrópole ( Programa de Desenvolvimento Produtivo Integrado da Região Metropolitana de Curitiba) e da Acinfaz (Associação Comercial e Industrial de Fazenda Rio Grande). O diretor superintendente do Sebrae, Vitor Tiokeda, acredita que o evento será proveitoso no sentido de atender principalmente micro e pequenas empresas. “Essa parceria faz com que, em conjunto, se leve as soluções e que se tenha um resultado cada vez melhor. Não se faz nada sozinho e aqui em Fazenda temos uma parceria fantástica com a Acinfaz e a prefeitura municipal, agora especialmente com o programa de retomada”, apontou.

O presidente da Acinfaz, Gastão Fabiano Gonchorovski, disse que a Rodada de Negócios propícia aquilo que o empresário quer. “Que é a geração de negócios, trazendo recursos e empregos para a cidade. Você oportuniza os negócios e transforma o ambiente. Consolida um agrupamento de empresas e a cadeia evolutiva”, destacou.

Para o presidente do Pró-Metrópole, Helio Bambi, o evento é um exemplo para todo o Brasil. “A Rodada de Negócios tem uma importância sócio econômica, gerando emprego e recursos dentro da própria região. Isso é um exemplo para todo o Brasil. Fazenda Rio Grande tem uma economia forte e está no caminho certo”, salientou

Presidente do Pró-Metrópole também participou do evento

 

Representando os empresários fazendenses, Edna Tortato, da Tortato Auto Peças, afirmou que todos ganham com a iniciativa. “É de grande importância que a economia gire no município para aumentar a arrecadação e melhorias na cidade. Todos ganham com essa iniciativa”, falou.

Devido à pandemia de coronavírus, o uso de máscara foi obrigatório durante o evento, a temperatura de todos os participantes eram verificadas e as mesas para as negócios estavam distantes uma das outras. Além disso, o salão foi mantido aberto e arejado, com o álcool em gel disponível.

Medidas de higiene e distanciamento foram tomadas para garantir a segurança do evento